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Rameau peças para teclado
Música e Dança: Barroco

Rameau – Peças para Teclado

O compositor francês Jean-Philippe Rameau (1683-1764) produziu uma obra extensa e variada, que inclui desde óperas até peças para cravo (clavecin). É considerado um dos principais clavecinistes ao lado de seu conterrâneo François Couperin (1668-1733).

Vamos ouvir a seguir uma seleção de peças de Rameau transcritas para o piano e interpretadas por diversos artistas.

– Les Sauvages (Os Selvagens) é um rondó que faz parte da ópera Les Indes Galantes (As Índias Galantes).

Rameau – Les Sauvages | Grigory Sokolov (piano)

 

Les Cyclopes (Os ciclopes) é a oitava peça da Suíte em Ré Maior do Primeiro Livro de Peças para Cravo, de Rameau.

Rameau – Les Cyclopes | Grigory Sokolov (piano)

 

Les tendres plaintes é o rondó que abre a Suíte em Ré Maior, do Primeiro Livro de Peças para Cravo. Rameau utilizou seu tema musical na ópera Zoroastro.

Rameau – Les tendres plaintes | Grigory Sokolov (piano)

 

– La Poule (A Galinha) é a quinta peça da Suíte em Sol Menor, de Rameau. Suas nuances rítmicas contrastantes reforçam o efeito sonoro do cacarejar de uma galinha.

Rameau – La Poule | Grigory Sokolov (piano)

 

– Les Arts et Les Heures é um interlúdio de Les Boréades, última ópera composta por Rameau, em 1763, quando ele tinha 80 anos.

Rameau – Les Boréades: Les Arts et Les Heures | Víkingur Ólafsson (piano)

 

Prélude: a peça faz parte da Suíte me Lá Menor, do Primeiro Livro de Peças para Cravo, de Rameau.

Sobre a obra, o pianista Alexandre Tharaud afirma: “É como estar sozinho em Versailles, abrir as portas e adentrar suas imponentes salas. A música inicia com uma simplicidade contemplativa que nos desarma e se desenvolve em um prelúdio que Bach poderia ter escrito”.

Rameau – Prélude | Alexandre Tharaud (piano)

 

La Cupis é o título do segundo movimento da quinta Pièce de clavecin en concert, que integra um conjunto de cinco peças de câmara para violino, viola da gamba e cravo. A graciosa obra celebra a dançarina da Academia Real de Música, Marie-Anne Cupis, conhecida como “La Camargo”, que participou da ópera-balé Hippolyte et Aricie de Rameau.

O pianista Víkingur Ólafsson a descreve como “cheia de paixão e entusiasmo”.

Rameau – La Cupis | Víkingur Ólafsson (piano)

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