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Schumann_Carnaval op. 9
PIANOSchumann

Schumann – Carnaval, Op. 9

Schumann compôs O Carnaval, Op. 9, entre 1834-5. Criativo e virtuosístico, foi descrito pelo compositor como Pequenas Cenas sobre Quatro Notas (Scènes Mignonnes Sur Quatre Notes).

As quatro notas são ASCH, que na nomenclatura alemã significam: A (lá), S (Es: mi bemol), C (dó), H (si). Todas as peças da composição, exceto o “Preâmbulo”, são baseadas no motivo de quatro notas ASCH.

Asch é também o nome da cidade natal da noiva de Schumann na época, Ernestine von Fricken, aluna de seu professor (e futuro sogro). Reordenadas, as letras formam SCHA, que fazem parte do nome de SCHumAnn.

O Carnaval é aqui apresentado como um baile de máscaras, com personagens reais e fictícios. Os reais são: Ernestine (Estrella), Clara Wieck, sua futura esposa (Chiarina), Chopin, Paganini e o próprio Schumann (representado por seus alter egos Eusebius e Florestan). E os fictícios são figuras da Commedia dell’Arte: Pierrot, Arlequin, Pantalon e Columbine.

Dois anos após escrever a obra, Schumann disse a seu amigo, o pianista Moscheles, que estava mais interessado nos estados de alma despertados pela música do que nas suas associações com os diversos personagens.

Estrutura da obra:

A composição é formada por 21 peças:

  1. Préambule (Preâmbulo; Quasi maestoso): a fanfarra inicial se dilui no burburinho da baile;
  2. Pierrot (Moderato): um palhaço triste e ingênuo da Commedia dell’Arte;
  3. Arlequin (Vivo): palhaço e acrobata, é ágil e inescrupuloso (também da Commedia);
  4. Valse noble (Valsa Nobre; Un poco maestoso): nenhum Carnaval (baile de máscaras) está completo sem uma valsa nobre;
  5. Eusebius (Adagio): nome que Schumann dava ao lado solitário e sonhador de sua personalidade;
  6. Florestan (Passionato): contrapartida de Eusebius, Florestan é extrovertido, afirmativo e  sociável;
  7. Coquette (Vivo): palavra que se usa em também em português, é uma pessoa que chama atenção sobre si, sedutora;
  8. Réplique (Réplica; L’istesso tempo): um jovem consegue tirar a coquete da multidão e tenta seduzi-la;
  9. Papillons (Borboletas; Prestissimo): rápida como o bater das asas da borboleta;
  10. A.S.C.H. – S.C.H.A: Lettres Dansantes (Presto): letras dançantes;
  11. Chiarina (Clarinha; Passionato): virtuose do piano e futura esposa de Schumann;
  12. Chopin (Agitato): Schumann era grande admirador de Chopin; essa breve peça captura a graça e a beleza de seu estilo;
  13. Estrella (Con affetto): caracterização da sua noiva, na época, Ernestine von Fricken;
  14. Reconnaissance (Reconhecimento; Animato): encontro – um casal dança e depois conversa fora do salão;
  15. Pantalon et Colombine (Pantalon e Colombina; Presto): personagens da Commedia – Colombina, serva de uma dama, é apaixonada por Arlequim e amada em segredo por Pantalon;
  16. Valse allemande (Valsa alemã; Molto vivace): na verdade, temos aqui uma valsa vienense suave, intercalada com uma valsa alemã mais dura;
  17. Paganini (Presto): retrata o famoso virtuose do violino – a música é rápida e brilhante;
  18. Aveu (Passionato): de acordo com Schumann, uma confissão de amor;
  19. Promenade (Con moto): um passeio em volta do salão, no qual se ouve fragmentos de música; no final vem uma enérgica valsa vienense que se esvai na distância;
  20. Pause (Vivo): pausa, seguida pela vibrande marcha:
  21. Marche des “Davidsbündler” contre les Philistins (Non allegro): um grupo imaginário de defensores da boa música contra os Filisteus, reacionários e medíocres.

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Schumann - Carnaval, Op. 9 | Claudio Arrau (piano) em gravação histórica de 1961