Obras

O VOLTAR
Tchaikovsky

Tchaikovsky – Sinfonia nº. 4 em Fá Menor, Op. 36

O compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) escreveu seis sinfonias em diferentes momentos de sua trajetória. As três primeiras, com suas melodias expressivas e caráter mais nacionalista, têm sido menos tocadas. As três últimas, no entanto, são consideradas obras-primas e se tornaram muito conhecidas, sendo frequentemente executadas.

A Sinfonia nº. 4 em Fá Menor foi composta entre 1887 e 1888, no período turbulento que se seguiu ao fracasso do casamento de Tchaikovsky com Antonina Miliukova (que durou apenas um mês). Ele tentou o suicídio e se afastou de Antonina. 

Meses depois o compositor retomou o trabalho e, depois de terminá-lo, escreveu uma carta a sua patronesse Nadezhda von Meck comentando seus sentimentos íntimos sobre a obra.

Seguem trechos de sua carta:
“A essência é o Destino: uma força que assegura que não pode haver felicidade sem nuvens. Um doce sonho aparece, uma imagem feliz, radiante, humana. Mas não! O destino nos acorda. A vida é uma alternância da dura realidade com visões fugitivas de felicidade. Não há refúgio.”

“Uma expressão de melancolia, como uma noite sozinho com um livro. Aparecem lembranças: momentos felizes, quando sangue jovem corre nas veias. Mas há momentos dolorosos, perdas irreconciliáveis. É triste, mas doce estar imerso no passado.”

“Arabescos caprichosos, imagens vagas passam pela imaginação. Em algum lugar ao longe, uma parada militar.”

 “São imagens que passam pela mente ao adormecer: estranhas, selvagens e incoerentes.”

“Saia entre as pessoas. Veja como elas se divertem, entregando-se a sentimentos alegres. O destino aparece e lembra você de si mesmo. Outros não se importam – eles não perceberam que você está triste. Sua alegria é uma força simples, mas poderosa. Você deve se alegrar com a alegria dos outros. Viver ainda é possível.”

 

A Sinfonia nº. 4 em Fá Menor possui quatro movimentos:

I. Andante sostenuto – Moderato con anima
II. Andantino in modo di canzona
III. Scherzo – Pizzicato ostinato
IV. Finale – Allegro con fuoco

 

Tchaikovsky – Sinfonia nº. 4 em Fá Menor, Op. 36 | Orquestra do Teatro Mariinsky regida por  Valery Gergiev

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.