BLOG

B VOLTAR
pa de deux canvas-oil-Pyotr-Ilyich-Tchaikovsky-Nikolai-Kuznetsov-1893

Outros Cinco Grandes Compositores | Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840- 1893)

Tchaikovsky é o terceiro compositor mais citado entre nossos seguidores.

Um dos mais populares compositores da música de concerto por seu apelo universal, suas melodias cantáveis e pungentes, belas harmonias e orquestração colorida e pitoresca, é considerado o maior compositor romântico da Rússia.

Apesar de tocar piano desde os cinco anos de idade, graduou-se em advocacia, chegando a trabalhar no Departamento de Justiça Russo. Com pouco mais de 20 anos, ingressou no Conservatório de São Petersburgo, abandonando, meses depois, seu trabalho.

Com uma grande produção sinfônica, foi na música para o balé que Tchaikovsky deixou sua marca, com destaque para a trilogia O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida O Quebra-Nozes, o mais popular de todos.

Tchaikovsky – O Quebra Nozes: Pas de Deux

Existe uma anedota de que um amigo tinha desafiado Tchaikovsky a compor um tema em escala descendente. Essa seria a inspiração para o início do Pas de Deux, tocado por violoncelos.

Outros críticos ouvem, em seu ritmo, uma frase do rito funeral russo – “E com santos dá-nos o repouso” –, e essa seria uma homenagem a uma irmã do compositor, falecida há pouco tempo.

Seja como for, é uma música de mágica beleza.

Tchaikovsky – O Quebra-Nozes: Pas de Deux | Filarmônica de Berlim, Mariss Jansons (regente)

Saiba mais sobre O Quebra-Nozes:

Tchaikovsky – O Quebra-Nozes: Flocos de Neve

 

 

DESTAQUES