CONTATO
Entre em contato conosco.
Das himmlische Leben (A vida no céu) é a contrapartida de Das irdische Leben (A vida na Terra) e foi descrita por Mahler como uma Humoresque, termo que o compositor usava como sinônimo de balada. Esta é, de fato, a melhor descrição para as canções de Mahler sobre o Des Knaben Wunderhorn (A Trompa mágica da Juventude), histórias contadas por um narrador que interpreta também os diversos personagens.
A letra apresenta uma visão do céu pelo olhar de um menino: uma vida feliz, com muita dança e muita brincadeira, com boa música e boa comida – aspargos, feijão, coelho, peixe, vinho –, e cheia de santos e mártires. A criança não tem escrúpulos em descrever Herodes matando um cordeiro, ou São Lucas abatendo um boi. Mahler escreveu na partitura: “para ser cantado com um tom infantil e sereno, absolutamente sem ironia”.
A Quarta Sinfonia de Mahler é construída em torno da canção Das himmlische Leben, prefigurada de várias maneiras nos três primeiros movimentos da obra e cantada na íntegra por uma soprano em seu quarto movimento.
As versões orquestrais das canções do Wunderhorn são muito mais conhecidas do que as para voz e piano. Isto se explica, em parte, pelas vicissitudes da história editorial destas últimas. Das himmlische Leben, por exemplo, só foi publicada em 1992, cem anos depois de sua composição.
É uma pena que assim tenha sido, pois a versão para barítono e piano é ainda mais pungente, mais abrasiva e mais dissonante em sua descrição da visão da vida no céu sob o ponto de vista de uma criança.
Mahler – Das himmlische Leben (A vida no céu) | Thomas Hampson (barítono) e Wolfram Rieger (piano)
Ouça aqui a versão orquestral:
Mahler – Sinfonia nº. 4: Quarto movimento | Alan Bergius (soprano) e Orchestra Filarmonica della Scala di Milano regida por Leonard Bernstein
Saiba mais sobre a Sinfonia nº 4: