Obras

O VOLTAR
SATIE – VEXATIONS - igor levit
Satie

Erik Satie – Vexations

Em 1893, Satie compôs uma enigmática peça para piano intitulada Vexations (Vexação, aborrecimento). No topo da partitura, escreveu:

“Para tocar este motivo 840 vezes em seguida, é aconselhável preparar-se de antemão, no mais profundo silêncio, através de sérias imobilidades.”

Setenta anos depois, em 1963, John Cage e Lewis Lloyd promoveram, no Teatro de Bolso de Nova York, uma performance integral da peça pelo Pocket Theatre Piano Relay Team (time de revezamento do Teatro de Bolso de Nova York). O time incluía 12 (ou mais) pianistas tocando em turnos.

Howard Klein, crítico do New York Times, assistia à sessão quando foi convidado a tocar também. John Cage tinha subestimado o tempo que o concerto ia durar: foram 18 horas. De acordo com a edição de 1971 do Guinness Book of Records, o crítico adormeceu às 4h da manhã. E a plateia estava reduzida a seis pessoas. Quando a sessão terminou, alguém gritou: BIS!

Atualmente, em um esforço épico para atingir uma audiência maior, o grande pianista Igor Levit deu um concerto que transcendeu fronteiras e durou cerca de 16 horas. No sábado, 30 de maio de 2020, às 20h (hora da Costa Leste dos EUA), iniciou-se o streaming a partir de um estúdio em Berlim.

Vamos dar uma amostra do concerto. Reparem como Igor “vira” as páginas:

SatieVexations | Igor Levit (piano)