Obras

O VOLTAR
Mahler – Das himmlische Leben (A vida no céu)
MahlerMúsica & Poesia

Mahler – Das himmlische Leben (A vida no céu)

Das himmlische Leben (A vida no céu) é a contrapartida de Das irdische Leben (A vida na Terra) e foi descrita por Mahler como uma Humoresque, termo que o compositor usava como sinônimo de balada.

Esta é, de fato, a melhor descrição para as canções de Mahler sobre o Des Knaben Wunderhorn (A Trompa mágica da Juventude) – histórias contadas por um narrador que interpreta também os diversos personagens.

As versões orquestrais das canções do Wunderhorn são muito mais conhecidas do que as para voz e piano. Isto se explica, em parte, pelas vicissitudes da história editorial destas últimas.

Das himmlische Leben (A vida no céu), por exemplo, só foi publicada em 1992, cem anos depois de sua composição. Até então, só era conhecida em sua versão para soprano e orquestra, que faz parte da Sinfonia nº 4 de Mahler.

É uma pena que assim tenha sido, pois a versão para barítono e piano é ainda mais pungente, mais abrasiva e mais dissonante em sua descrição da visão da vida no céu sob o ponto de vista de uma criança.

Mahler – Das himmlische Leben (A vida no céu) | Thomas Hampson (barítono) e Wolfram Rieger (piano)

Saiba mais sobre a Sinfonia nº 4 e a canção Das himmlische Leben:

Mahler – Sinfonia nº 4