Obras

O VOLTAR
Mozart Ária - Ópera
MozartÓpera

Mozart – Árias de Óperas

Cosi fan Tutte: “Soave sia il Vento”

Cosi fan Tutte (Todas as mulheres fazem assim) é uma ópera-bufa muito querida pelos admiradores de Mozart.

O enredo é extremamente complexo, mas, em resumo, discorre sobre a fidelidade de Fiordiligi e Dorabella a seus namorados Ferrando e Guglielmo.

Don Alfonso, uma espécie de mentor dos rapazes, propõe que eles se disfarcem e tentem seduzir suas namoradas com suas novas roupagens. Para isto, os rapazes têm de fazer uma viagem em “missão militar”.

Na despedida, as moças e Don Alfonso lhes desejam boa viagem: “Soave sia il vento” (Suave seja o vento), uma das mais belas melodias de Mozart.

 Soave sia il vento | Gundula Janowitz (soprano), Christa Ludwig (contralto), Walter Berry (barítono)

———————-

Zaide: “Ruhe sanft, mein holdes Leben”

Esta ária pertence a Zaide, uma ópera inacabada de Mozart.

O enredo, um pouco estranho, narra a trajetória de Zaide, que encontra Gompertz dormindo embaixo de uma árvore. Ela admira sua beleza e lhe deixa joias, dinheiro e uma carta pedindo que ele a encontre mais tarde, neste mesmo lugar. Ela canta, então, dizendo que ele deve dormir em paz e acordar feliz.

Mozart cria a partir desta história ridícula uma de suas mais belas árias: “Ruhe sanft, mein holdes Leben“ (Dorme tranquilo, meu amor querido).

Ruhe sanft, mein holdes Leben | Mojca Erdmann (soprano)

———————

A Flauta Mágica: “O Isis und Osiris”

A Flauta Mágica foi a última e mais bem-sucedida ópera de Mozart. Engloba múltiplos gêneros: óperabufa (cômica), dramático, sério e místico. Um de seus personagens é Sarastro, o chefe dos Sacerdotes da Ordem de Ísis, simbolizando o homem racional que vence por sua sabedoria, e não pela força.

Na cena a que vamos assistir a seguir, Sarastro invoca Ísis e Osiris pedindo-lhes proteção para o casal protagonista do enredo, Tamino e Pamina.

Mozart – A Flauta Mágica: “O Isis und Osiris” | Kurt Moll (baixo)

Saiba mais sobre A Flauta Mágica:

https://classicosdosclassicos.mus.br/obras/mozart-a-flauta-magica/

https://classicosdosclassicos.mus.br/obras/mozart-a-flauta-magica-ato-i-trechos/

https://classicosdosclassicos.mus.br/obras/mozart-a-flauta-magica-ato-ii-trechos/