CONTATO
Entre em contato conosco.
O italiano Michelangelo Merisi (1571–1610) ficou conhecido como Caravaggio, nome de sua cidade natal. Um dos grandes pintores italianos, foi o primeiro representante do estilo barroco.
Seu traço marcante e suas imagens brutais marcaram a arte do período e revolucionaram a arte no século 17. Em vez de adotar belas figuras etéreas para representar seus personagens, preferia escolher modelos do povo, como crianças de rua, prostitutas e mendigos.
Outra característica importante de suas obras é o uso de luz e sombra: seu estilo originou o tenebrismo – radicalização do chiaroscuro –, em que o fundo escuro dos quadros contrastava com fortes pontos de luz, resultando em um realismo dramático.
De temperamento difícil e violento, ganhou a reputação de rebelde da história da arte por suas rixas polêmicas. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e fugiu de Roma, com a cabeça a prêmio.
O pintor holandês Floris Claes van Dijk, contemporâneo de Caravaggio, descreveu-o da seguinte maneira:
“Após anos de trabalho, Caravaggio andou de cidade em cidade servindo vários senhores importantes. É um trabalhador incansável, porém orgulhoso, teimoso e sempre disposto a participar em discussões e a envolver-se em brigas, o que torna difícil conviver com ele. Passou a fazer ameaças e insultos em comércios, quebrando pratos em restaurantes e ferindo seus adversários com faca ou espada.”
No vídeo a seguir, o monumental coro de abertura da Paixão Segundo São João de Bach, Herr unser Hershcer (Senhor, Senhor nosso) traduz toda a dramaticidade das telas do pintor:
Bach – Paixão Segundo São João: “Herr unser Herscher”