BLOG

B VOLTAR
BACH - PARTITAS PARA VIOLINO SOLO BACH - PARTITAS PARA VIOLINO SOLO

Bach – Sonatas e Partitas para Violino Solo

Bach era conhecido como um virtuose do cravo e do órgão, mas, de acordo com o testemunho de seu segundo filho, Carl Philipp Emanuel (1714-1788), ele era também um bom violinista: 

“Desde a juventude até sua maturidade, ele tocou o violino de maneira pura e precisa, mantendo assim a orquestra mais organizada do que se tocasse o cravo. Ele compreendia completamente todas as possibilidades dos instrumentos de corda.”

Bach compôs grandes obras-primas para o violino, mas, sem dúvida, o auge de sua produção para o instrumento foram as seis peças para violino solo – três Sonatas e três Partitas – que completou em 1720.

As três Sonatas possuem uma estrutura em formato da sonata da chiesa (sonata de igreja), com quatro movimentos cujos andamentos se alternam em “lento-rápido-lento-rápido”, sendo a introdução e o terceiro movimentos mais líricos e expressivos; o segundo movimento sempre em forma de fuga; e, para terminar, um final vívido, no qual Bach acrescenta uma variedade tonal contrastante ao terceiro movimento.

Já as Partitas são geralmente leves em estilo e textura, com o formato mais livre, consistindo em uma coleção de danças com andamentos diferentes. As quatro danças centrais usadas na suíte barroca eram a Allemande, a Courante, a Sarabande e a Gigue, mas estas podiam ser substituídas por outras danças.

De modo geral, esses trabalhos se valem da maestria do solista na arte da ilusão. O violino é um instrumento melódico por excelência e, embora suas quatro cordas sejam capazes de emitir mais de uma nota simultaneamente, ele possui limitações rigorosas. 

Nas peças para violino solo de Bach, o ouvinte pode perceber uma teia de contrapontos que está sendo somente sugerida ou subentendida na partitura. O compositor, primorosamente, oferece ao solista uma música repleta de desafios e possibilidades.

Nas palavras de Brahms, “Bach conseguiu extrair de um pequeno instrumento um universo de pensamentos profundos e sentimentos poderosos. Se eu sequer imaginasse ser capaz de criar, ou mesmo idealizar alguma dessas peças, tal experiência, emocionante e avassaladora, certamente me deixaria arrebatado!”.

Vamos ouvir as três Partitas interpretadas por Gidon Kremer e as três Sonatas por Shunske Sato, da Netherlands Bach Society:

Bach – Partita para Violino nº. 1 em Si Menor, BWV 1002 | Gidon Kremer (violino)

 

Bach – Partita para Violino nº. 2 em Ré Menor, BWV 1004 | Gidon Kremer (violino)

 

Bach – Partita para Violino nº. 3 em Mi Maior, BWV 1006 | Gidon Kremer (violino)

 

Bach – Sonata para Violino nº. 1 em Sol Menor, BWV 1001 | Shunske Sato (violino)

 

Bach – Sonata para Violino nº. 2 em Lá Menor, BWV 1003 | Shunske Sato (violino)

 

Bach – Sonata para Violino nº. 3 em Dó Maior, BWV 1005 | Shunske Sato (violino)

 

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.