CONTATO
Entre em contato conosco.
Considerada uma obra-prima do visionário diretor russo Sergei Eisenstein (1898-1948), Alexander Nevsky (1938) é um filme épico que tem como tema a invasão da Rússia, então República de Novgorod, pelos exércitos teutônicos, em 1242.
O príncipe Aleksandr de Novgorod (que recebera o título de Aleksandr Nevsky por derrotar os invasores tártaros em uma batalha à beira do rio Neva) comanda um grande exército que enfrenta os teutônicos no episódio conhecido historicamente como a Batalha do Lago Peipus, ou Batalha no Gelo.
Nessa batalha, os guerreiros alemães são levados a combater sobre a superfície de um lago congelado. Quando a camada de gelo mais fina se rompe, os guerreiros se afogam nas águas geladas. Foi maior derrota do exército alemão nas chamadas Cruzadas do Norte.
O príncipe Alexander Nevsky foi posteriormente canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa.
Um dos grandes destaques do filme é sua impressionante produção: na época, milhares de soldados do Exército Vermelho foram postos a serviço de Eisenstein para participar das cenas de batalha.
Sua trilha original foi escrita especialmente pelo compositor russo Sergei Prokofiev, em íntima colaboração com Eisenstein – ora Prokofiev acompanhava a ação do filme, ora Eisenstein seguia sua música.
Rodado em 1937 e lançado em 1938, às vésperas da Segunda Guerra, o filme também serviu como um alerta aos soviéticos ante o perigo nazista.
Vamos assistir à cena culminante do filme, a Batalha no Gelo, seguida pela cena do Campo dos Mortos:
Alexander Nevsky: Batalha no Gelo e Campo dos Mortos | Filarmônica de São Petersburgo regida por Yuri Temirkanov; Ketevan Kamoklidze (mezzo soprano)
Para quem quiser assistir ao filme completo, sugerimos o vídeo a seguir (com legendas em inglês):