BLOG

B VOLTAR
apocalypse-now-wagner-fellini

Apocalypse Now e Oito e Meio | Wagner – Cavalgada das Valquírias

A Cavalgada das Valquírias é o Prelúdio do terceiro ato da ópera A Valquíria, de Richard Wagner, e já havia sido usada no cinema anteriormente. Durante a Segunda Guerra Mundial, particularmente nos noticiários de cinema alemães, a obra servia como música de fundo para ataques aéreos da Luftwaffe (a aeronáutica das forças armadas alemãs).

Em Apocalypse Now, do diretor Francis Ford Coppola, o ataque de helicópteros americanos a uma aldeia vietnamita ao som da Cavalgada das Valquírias é uma das mais famosas cenas de combate do cinema.

O Tenente Coronel Kilgore (Robert Duvall), comandante do ataque, diz que usa a música de Wagner porque aterroriza os vietnamitas e porque “meus rapazes adoram”.

A cena de Apocalyse Now foi cuidadosamente preparada por Coppola e por seu production designer, Dean Tavoularis. No meio da sequência, quando o diretor começa a filmar os helicópteros em formação, o som ambiente vai diminuindo, até que só a Cavalgada é ouvida – é a fusão de música e imagem.

Já o filme Oito e Meio, obra-prima de Federico Fellini, tem vários momentos de loucura, magistralmente executados. Este é um deles.

Poucos diretores teriam escolhido a música de Wagner para uma cena envolvendo idosos e enfermos em um spa. Mas, por incrível que pareça, a música funciona maravilhosamente.

O contraste com a Cavalgada das Valquírias do Apocaplyse Now de Coppola não poderia ser maior.

 

DESTAQUES