
Prelúdio e Fuga nº. 1 em Dó Maior, BWV 870 – Sinfonia, Tanzfuge
Com uma melodia generosa, cheia de saltos na mão direita, e um pedal forte no baixo, o majestoso prelúdio que abre o segundo volume d’O Cravo Bem Temperado possui um tema radiante e um caráter otimista. Ele é seguido por uma fuga lúdica, dançante e notavelmente aguda, cuja ênfase está na quinta nota ornamentada do tema, fazendo com que a pausa no meio se destaque ainda mais.
Bach – Prelúdio e Fuga nº. 1 em Dó Maior, BWV 870 | András Schiff (piano)
Prelúdio e Fuga nº. 4 em Dó Sustenido Menor, BWV 873 – Sinfonia, Tanzfugue
Cada qual à sua maneira, as duas obras que compõem este díptico convidam à dança. Bach utiliza um Siciliano calmo e melancólico no prelúdio em tempo lento que evoca a contemplação. Já a fuga evolui para uma Giga rápida e enérgica, durante a qual os dois temas aparecem separadamente no início para depois serem combinados.
Bach – Prelúdio e Fuga nº. 4 em Dó Sustenido Menor, BWV 873 | András Schiff (piano)
Prelúdio e Fuga nº. 5 em Ré Maior, BWV 874 – Sonata, Canzona
Aqui, grandiosidade e refinamento se unem. O prelúdio possui uma movimentação ascendente triunfante. Bach usa dois tempos diferentes em paralelo, chegando a sobrepor os dois ritmos contrastantes para criar um efeito ligeiramente desconexo. A fuga que se segue é tradicional na sua estrutura de forma sonata. As entradas temáticas se sobrepõem em um perpetuum mobile.
Bach – Prelúdio e Fuga nº. 5 em Ré Maior, BWV 874 | András Schiff (piano)