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Bach - Sonata para violino e cravo em Si Menor, BWV 1014

Bach – Seis Sonatas para Violino e Cravo, BWV 1014-1019 – Introdução

As seis sonatas para violino e cravo de Bach estão entre as primeiras obras compostas neste gênero. Bach frequentemente escrevia em conjuntos de seis peças, como nos casos das suítes para violoncelo, dos concertos de Brandemburgo e destas sonatas.

A cronologia de sua composição é um tanto incerta. Vários musicólogos as colocam entre 1717 e 1723, quando Bach estava em Coethen. Mais recentemente, as peças têm sido atribuídas ao período de 1723 a 1727, quando o compositor estava em Leipzig.

Seu filho Carl Philip Emanuel comentou: “As seis trio sonatas estão entre as melhores obras de meu pai. Elas ainda soam excelentes e dão grande alegria, embora datem de mais de cinquenta anos (sic)”. Ele se refere às peças como trio sonatas porque o violino e a mão direita do cravo tocam as partes principais e são acompanhados pela mão esquerda do cravo.

A estrutura é a de uma sonata da chiesa italiana em quatro movimentos lento-rápido-lento-rápido, exceto pela BWV 1019, que é dividida em cinco movimentos.

Como em muitos conjuntos de seis, Bach tenta criar a máxima variedade imaginável, apesar das cores limitadas dos dois documentos. O desafio para os executantes é trabalhar com a dinâmica e a flexibilidade do ritmo para conseguir iluminar a ampla gama de sentimentos, estilos musicais e ideias contrapontísticas.

Nos próximos posts falaremos mais sobre as seis sonatas e ouviremos sua interpretação por Frank Peter Zimmermann (violino) e Enrico Pace (piano) em uma gravação realizada na Biblioteca do Mosteiro barroco de Polling, na Alemanha.

Bach – Sonata para violino e cravo em Si Menor, BWV 1014

Bach – Sonata para violino e cravo em Lá Maior, BWV 1015

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