CONTATO
Entre em contato conosco.
As seis sonatas para violino e cravo de Bach estão entre as primeiras obras compostas neste gênero. Bach frequentemente escrevia em conjuntos de seis peças, como nos casos das suítes para violoncelo, dos concertos de Brandemburgo e destas sonatas.
A cronologia de sua composição é um tanto incerta. Vários musicólogos as colocam entre 1717 e 1723, quando Bach estava em Coethen. Mais recentemente, as peças têm sido atribuídas ao período de 1723 a 1727, quando o compositor estava em Leipzig.
Seu filho Carl Philip Emanuel comentou: “As seis trio sonatas estão entre as melhores obras de meu pai. Elas ainda soam excelentes e dão grande alegria, embora datem de mais de cinquenta anos (sic)”. Ele se refere às peças como trio sonatas porque o violino e a mão direita do cravo tocam as partes principais e são acompanhados pela mão esquerda do cravo.
A estrutura é a de uma sonata da chiesa italiana em quatro movimentos lento-rápido-lento-rápido, exceto pela BWV 1019, que é dividida em cinco movimentos.
Como em muitos conjuntos de seis, Bach tenta criar a máxima variedade imaginável, apesar das cores limitadas dos dois documentos. O desafio para os executantes é trabalhar com a dinâmica e a flexibilidade do ritmo para conseguir iluminar a ampla gama de sentimentos, estilos musicais e ideias contrapontísticas.
Nos próximos posts falaremos mais sobre as seis sonatas e ouviremos sua interpretação por Frank Peter Zimmermann (violino) e Enrico Pace (piano) em uma gravação realizada na Biblioteca do Mosteiro barroco de Polling, na Alemanha.