BLOG

B VOLTAR
Bach- Sonatas para Viola da Gamba e Cravo

Bach- Sonatas para Viola da Gamba e Cravo – Introdução

A viola da gamba (viola da perna) é um instrumento de seis ou sete cordas tocadas com um arco, com seu bojo segurado entre as pernas. Ela não pertence à família do violino, mas sim à família das violes, como a viola da braccio (viola do braço). Ela descende da vihuela, um instrumento de cordas pinçadas da família dos alaúdes.

Aos poucos, a viola da gamba foi sendo substituída pelo violoncelo. É interessante observar que as partes compostas para a gamba podem ser executadas pela viola e pelo violoncelo.

O instrumento foi muito usado durante a Renascença e o Barroco. Compositores franceses como Marin Marais, Ste. Colombe e Forqueray compunham muito para a gamba.

Bach também usou a gamba como instrumento de fundo em suas cantatas e em obras orquestrais, além de suas três sonatas para viola da gamba e cravo. Estas foram escritas no formato de trio sonata, em que o cravo assume o papel de solista na mão direita (sendo um parceiro em condição de igualdade com a viola da gamba) e a execução do baixo na mão esquerda.

No vídeo a seguir, o professor João Guilherme Figueiredo, da área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, apresenta o instrumento:

 

Bach – Sonata para viola da gamba e cravo em Sol Maior, BWV 1027

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.