CONTATO
Entre em contato conosco.
Carlos Kleiber (1930-2004), considerado “o melhor maestro desde Arturo Toscanini” pelo jornal The New York Times, foi escolhido como o maior regente de todos os tempos pela BBC Music Magazine (concorrendo com cerca de 100 nomes, entre estes, Gustavo Dudamel, Mariss Janssen, Colin Davis e Valery Gergiev).
Nascido em Berlim, morou com a família na Argentina durante sua infância e adolescência, onde seu pai, o também maestro Erich Kleiber, era diretor musical do Teatro Colón. Lá, trocou seu nome de Karl Ludwig para Carlos.
Perfeccionista, só permitiu que o mundo o visse reger umas poucas obras que realmente o satisfaziam. Entrava em pânico total antes de um concerto, embora tivesse se preparado escrupulosamente e ensaiado à exaustão. Chegava ao camarim três horas antes de um ensaio e por volta de três ou quatro horas antes de um concerto, entrando num frenesi de medo, pânico e paranoia.
Suas gravações da Quinta e da Sétima Sinfonias de Beethoven e da Quarta de Brahms encabeçam as listas de melhores gravações de todos os tempos (juntamente com as Suítes de Bach por Pablo Casals e as Variações Goldberg de Bach por Glenn Gould).
Leia excertos de entrevistas do programa Quem foi Carlos Kleiber, veiculado na BBC Radio 3, em 2009 (https://www.youtube.com/watch?v=G2EUsV2UJ7M):
“Carlos foi o maior maestro, o maior músico que conheci.” (Plácido Domingo)
“Em cinquenta anos de carreira, Kleiber regeu 96 concertos e 400 récitas de ópera. Toscanini fazia isto em um ano!”
“Ele era mesmo o ‘regente fantasma’. Suas poucas performances ganharam uma reputação de lenda, baseada tanto na ausência como na presença.”
“Então, parece que Carlos Kleiber tinha tudo: incrível talento, liberdade total e um público que o adorava. E, no entanto, nem tudo estava perfeito em sua vida.”
“Carlos só vai reger quando a geladeira está vazia, mas é um gênio.” (Herbert Karajan)
Os Concertos de Ano Novo da Filarmônica de Viena
Mas Kleiber tinha também seu lado light, como é mostrado nas gravações dos tradicionais Concertos de Ano Novo da Filarmônica de Viena. Vamos assistir ao maestro regendo a íntegra do Concerto de Ano Novo de 1988:
Filarmônica de Viena, Carlos Kleiber (regente) | Concerto de Ano Novo de 1988: