BLOG

B VOLTAR
classicosdosclassicosfaz2anos

Clássicos dos Clássicos comemora dois anos ampliando a conversa sobre música clássica

Clássicos dos Clássicos comemora dois anos em setembro de 2021. Idealizado por Carlos Siffert, estudioso de música clássica, o site é uma porta de entrada para o universo da música de concerto.

Com o crescimento e a renovação de sua audiência a cada dia, Clássicos dos Clássicos destaca-se como um atuante veículo de divulgação da música clássica no Brasil, dado seu caráter não comercial e não institucional.

O mundo altamente digitalizado em que vivemos traz desafios para a formação de novos ouvintes da música de concerto. Como levar aos jovens conteúdos sobre esse tema, em suas mídias cotidianas?

Clássicos dos Clássicos vem buscando maneiras diversificadas de divulgar o assunto e, em seus dois anos de trajetória, já conseguiu alcançar cerca de 90 mil usuários, sendo mais de 30 mil apenas nos últimos três meses. Atualmente, entrega conteúdo a mais de 10 mil usuários por mês.

Com linguagem informal e abordagens temáticas, traz histórias e curiosidades sobre a vida e a obra dos grandes compositores, por meio de textos e interpretações selecionadas de suas composições. Com isso, tem conseguido atrair tanto um público já interessado pelo assunto, como também novos seguidores, entre estes os mais jovens, que muitas vezes têm seu primeiro contato com a música clássica.

A página comemora seu sucesso também nas mídias sociais: no Instagram e no Facebook já contabiliza mais de 22 mil seguidores em cada canal. Com mais de 700 publicações no Instagram, já atingiu cerca de 3 milhões de pessoas, sendo que mais de 1/3 são jovens com menos de 33 anos, que frequentemente relatam aprendizados a partir dos conteúdos postados. Há poucos meses, criou um perfil no Tiktok e vem crescendo por lá também.

Nesses canais, essa comunicação se amplia com postagens diárias de vídeos especialmente formatados, que apresentam, em linguagem audiovisual dinâmica, os temas da semana. Embora as mídias sociais funcionem como páginas de conteúdo em si mesmas, o objetivo é sempre convidar os internautas a conhecerem mais, visitando as publicações integrais postadas no site.

Alguns comentários de seguidores:

“Muito bom ver uma página de música clássica no Tiktok. Vocês são uma inspiração!”

“Esta página é maravilhosa! Amo as postagens, cheias de novidades e curiosidades sobre estes gênios.”

Muita linda, vou pesquisar mais sobre esse compositor.”

“Adoro essas narrativas! Muito obrigada. Uma aula!” 

DESTAQUES