BLOG

B VOLTAR
carlos siffert clássicos dos clássicos

Clássicos dos Clássicos comemora três anos

O site Clássicos dos Clássicos, idealizado por Carlos Siffert, celebra três anos de atividades. Uma porta de entrada para o universo da música de concerto, tanto o site como seus canais de mídias sociais destacam-se como atuantes veículos de divulgação da música clássica no Brasil em caráter não comercial e não institucional.

Carlos Siffert, estudioso e apreciador de música clássica, já possui uma longa trajetória nessa área. Ele conta como tudo começou:

“Meu interesse pela música clássica vem desde cedo. Meu pai e um amigo criaram no Rio um grupo que se reunia semanalmente para ouvir música e, ainda adolescente, passei a frequentá-lo. Bem mais tarde, já em São Paulo, veio a ideia de fazer um programa no rádio. Meu saudoso amigo Gilberto Tinetti me apresentou à gerente da Rádio Cultura FM, na época, Regina Porto. Para minha surpresa, ela aceitou de pronto minha proposta de fazer uma série sobre as Cantatas de Bach. Vieram depois outras séries.”

Na Cultura FM, Siffert concebeu e apresentou diversos programas por cerca de dez anos, que incluem, além das “Cantatas de Bach”, as séries “Mozartiana”, “As Sinfonias de Beethoven”, “Lied – A Canção Romântica Alemã”, “Mozart 250”, “Beethoven Hoje”, “Bach, Disciplina e Paixão”, “Handel”, “Haydn”, “Roberto, Clara e João” (sobre Robert e Clara Schumann e Johannes Brahms), “Clássicos dos Clássicos”, “Hollywood – a diáspora da segunda guerra” e “Festa” (Música de Natal e Ano Novo).

Escreveu ainda o livro Beethoven através de um prisma (2016), sobre a última fase do compositor alemão, considerada a mais complexa e revolucionária. O livro apresenta também Outros Ensaios, reunindo artigos sobre diversos temas da música clássica.

Desde 2019, Siffert está à frente do Clássicos dos Clássicos, buscando diferentes maneiras de divulgar a música clássica. Obras, histórias e curiosidades sobre a vida e a produção dos grandes compositores são contadas em linguagem informal. A página vem atraindo tanto o público já interessado pelo assunto, como também novos seguidores, entre estes os mais jovens, que muitas vezes têm seu primeiro contato com o assunto.

Clássicos dos Clássicos também marca presença nas mídias sociais. No Instagram já são mais de mil publicações, uma por dia, e quase 31 mil seguidores, sendo mais de 1/3 jovens com menos de 33 anos.

 

DESTAQUES