BLOG

B VOLTAR
Bach Osesp Paixão segundo São Mateus

Clássicos Indica: A Paixão segundo São Mateus, de Bach | TV Cultura, 11/04/2020 (sáb), 23h

Nesse sábado, 11 de abril, a partir das 23h, o programa Clássicos da TV Cultura de São Paulo transmite o concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, sob a regência de Nathalie Stutzmann, apresentando o oratório A Paixão segundo São Mateus, BWV 244, de Johann Sebastian Bach (gravação realizada em 15/04/2019, na Sala São Paulo).

A obra-prima monumental foi escrita em 1727 para ser apresentada na Sexta-Feira Santa, na Igreja de Leipzig. Considerada como uma das mais extraordinárias obras sacras de todos os tempos, é também um dos expoentes da produção do compositor alemão.

Baseado nos capítulos 26 e 27 do Evangelho de Mateus, o oratório é intercalado com versos do poeta Picander, entre outros, sendo dividido em duas partes: a primeira narra a última ceia, a traição de Judas e a prisão de Jesus no Getsêmani, e, a segunda, sua crucificação e morte. Em sua estrutura alternam-se coros, corais, recitativos, ariosos e árias.

O programa conta com as participações do Coro da Osesp e dos Coros Acadêmico e Infantil da Osesp, além dos solistas convidados Robin Tritschler (tenor; Evangelista), Stephen Powell (barítono; Jesus), Matina Janková (soprano), Aude Extrémo (contralto), Mirko Ludwig (tenor), Leon Kosavic (barítono), Sabah Teixeira (baixo; Judas e Pilatos), João Vitor Ladeira (barítono; Pedro) e Erick Souza (barítono; Caifás).

Leia as notas de programa:

http://www.osesp.art.br/concertoseingressos/concerto.aspx?IDApresentacao=7470

———————-

Link do FB do Programa Clássicos:
https://www.facebook.com/217520128297102/videos/220462079187478/

DESTAQUES