BLOG

B VOLTAR

CLÁSSICOS INDICA | BRUCE LIU, VENCEDOR DO CONCURSO CHOPIN DE PIANO 2021, FAZ TURNÊ BRASILEIRA EM DEZEMBRO | 14/12: TRANSMISSÃO DIGITAL DA SALA SÃO PAULO 

O pianista Bruce Liu, vencedor do Primeiro Prêmio no 18º Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin de Varsóvia, faz três apresentações no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo (com transmissão digital) e Brasília. 

Nascido em Paris e vivendo atualmente no Canadá, Liu tem 24 anos e estudou no Conservatório de Montreal. Premiado nos concursos de Montreal, Tel Aviv, Sendai e Vizeu, o pianista já se apresentou com importantes orquestras internacionais pela Europa, Estados Unidos e Ásia. No 18º Concurso Chopin, Liu foi aclamado pelo público e escolhido unanimemente pelo júri como vencedor.

No Rio de Janeiro, o pianista se apresenta com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Roberto Tibiriçá, na Sala Cecília Meireles, no dia 12/12 (domingo), às 17h. 

Em São Paulo, ele faz um recital na Sala São Paulo, no dia 14/12 (terça), às 20h, que terá transmissão digital ao vivo, diretamente da Sala, pelo link:

http://www.osesp.art.br/paginadinamica.aspx?pagina=concertodigitalosesp 

A turnê se encerra em Brasília, no dia 16/12 (quinta), às 18h, com um recital no Teatro Poupex.

Os programas trazem obras emblemáticas do compositor polonês Frédéric Chopin (1810-1849). No Rio, com a Sinfônica Brasileira, Liu será o solista do Concerto nº 1, além de interpretar peças para piano solo como a Grande Polonaise e as Mazurcas do Op. 33, nºs 1, 2, 3 e 4. Nos recitais de São Paulo e Brasília, o pianista apresenta o Scherzo nº 4 Op. 54, a Sonata nº 2 Op. 35 e as Variações em Si Bemol Maior, Op. 2.

Considerado o mais importante do mundo, o Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin é realizado a cada cinco anos em Varsóvia, Polônia, desde 1927. O evento já projetou grandes nomes do piano no cenário internacional, como Daniil Trifonov, Mitsuko Uchida, Maurizio Pollini, Vladimir Ashkenazy e Dang Thai Son, professor de Liu. Uma edição histórica para a América Latina foi a de 1965, que premiou a argentina Martha Argerich com o primeiro lugar e o brasileiro Arthur Moreira Lima com o segundo.

Como parte da premiação, Liu realiza a turnê brasileira, que é organizada conjuntamente pelo Fryederik Chopin Institute – Varsóvia, a Embaixada da República da Polônia no Brasil e a Sociedade Chopin do Brasil, tendo patrocínio honorário da Embaixada da República da Polônia no Brasil. 

Um CD com o registro das performances do pianista ao longo das etapas do 18º Concurso Chopin será lançado pela Deutsche Grammophon. 

Assista aqui a apresentação final de Bruce Liu no 18º Concurso Chopin: 

Chopin – Concerto para Piano nº 1 | Bruce Liu (piano) e Filarmônica de Varsóvia, sob a regência de Andrzej Boreyko

 

DESTAQUES