BLOG

B VOLTAR
Clássicos Indica | Lançamento do CD Nossos espíritos livres: música na corte francesa no século XVII

Clássicos Indica | Lançamento do CD Nossos espíritos livres: música na corte francesa no século XVII

O álbum inédito Nossos espíritos livres – música na corte francesa nos séculos XVII será lançado no dia 24 de setembro (sexta), às 20h, em uma live transmitida pelo canal de YouTube do Estúdio Trilhas Urbanas.

Gravado pelos músicos Marília Vargas (soprano), Silvana Scarinci (arquialaúde, teorba) e Roger Burmester (alaúde, guitarra barroca), conta também com a participação especial dos violinistas Juliano Buosi e Raquel Aranha, e tem a direção geral de Dirceu Saggin.

O programa apresenta composições da corte francesa do século XVII, de autores pouco conhecidos, como Michel Lambert, Etiènne Moulinié e Pierre Guédron, responsáveis por desenvolverem a refinada linguagem das chamadas airs de cour ou árias da corte.

As airs de cour, de singela e delicada sonoridade, são canções estróficas, ou seja, com versos que se sucedem sobre a mesma música, geralmente acompanhadas por alaúde.

O repertório do CD marca um momento de transições e mudanças dentro da história da música, dando os primeiros passos na elaboração de uma nova linguagem que culminou na criação da ópera na França.

Assista à gravação da canção Nos esprits libres et contents, de Antoine de Boësset (1587–1643):

 

 

DESTAQUES