Compositores

C VOLTAR
frederic chopin

Frédéric Chopin

1810 (Zelazowa Wola) – 1849 (Paris)

Compositor e virtuose do piano do período romântico, Chopin escreveu quase que exclusivamente para esse instrumento. Foi também o primeiro compositor de música nacionalista (polonesa).

Menino prodígio, aos sete anos compôs sua primeira Polonaise. Reconhecendo seu talento, sua família patrocinou seus estudos, primeiramente na Polônia e depois em Viena.

Aos 21 anos, Chopin mudou-se para Paris, centro cultural onde poderia progredir em sua carreira. Lá foi apresentado à rica e influente família Rothschild, que lhe abriu as portas para os elegantes salons da época. Seu estilo de piano era intimista, mais apropriado para um ambiente restrito do que para as salas de concerto.

Foi bem recebido pelo público e por compositores como Liszt, Berlioz e, especialmente, Schumann, que escreveu um artigo a seu respeito, dizendo: “Chapeaux bas, Messieurs, un génie!” (Tirem seus chapéus, senhores, ele é um gênio!)

Em 1836, conheceu em uma festa a escritora George Sand (pseudônimo de Aurore Dupin). O improvável e tumultuoso relacionamento entre os dois se estenderia por dez anos.

A saúde de Chopin era frágil. Na esperança de sua melhora, o casal foi para Majorca no inverno de 1838-39. O clima frio, no entanto, acabou piorando o estado de saúde do compositor. Assim, Sand resolveu que deveriam deixar a ilha e voltar para a França.

Diagnosticado com tuberculose, seguiu-se um longo e doloroso declínio de sua saúde até a sua morte, em 1849. Apesar da doença, Chopin continuou compondo até quase o fim de sua vida.

D

DESTAQUES