BLOG

B VOLTAR

Dangerous Moonlight | Addinsell – Concerto de Varsóvia

Concerto de Varsóvia é uma peça curta para piano e orquestra, escrita pelo compositor inglês Richard Addinsell (1904–1977) para o filme Dangerous Moonlight, de 1941. O filme trata da resistência da Polônia contra a invasão nazista de 1939. O protagonista é um pianista e compositor polonês que se torna piloto aviador para defender o seu país.

Com cerca de dez minutos de duração, a composição representa tanto a luta por Varsóvia, como o romance dos dois personagens principais, tendo se tornando muito popular na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Escrita no estilo do compositor russo Sergei Rachmaninov, a peça lançou uma tendência para a escrita de obras similares – concertos para piano curtos, em estilo romântico –, embora não tenha o formato tradicional de um concerto, já que possui apenas um movimento ao invés de três.

Embora concebido como trilha de cinema, o Concerto de Varsóvia tem sido incluído frequentemente nos programas das orquestras com grande sucesso.

 

Addinsell – Concerto de Varsóvia | BBC Concert Orchestra (BBC Proms 2013) | Valentina Lisitsa (piano) | Keith Lockhart (regente)

Dangerous Moonlight – cena do filme em que o protagonista toca a peça ao piano, em num edifício destruído de Varsóvia:

DESTAQUES