BLOG

B VOLTAR
obra inédita de Mozart

Descoberta em Leipzig revela obra inédita de Mozart

Uma recente descoberta está agitando o cenário da música clássica: uma composição até então desconhecida de Wolfgang Amadeus Mozart foi encontrada em uma biblioteca de Leipzig, na Alemanha.

A obra, que data provavelmente dos anos 1760, quando Mozart ainda era um adolescente prodígio, é um trio para cordas com sete movimentos-miniatura e duração de cerca de 12 minutos. A peça oferece um vislumbre precioso do gênio em formação.

O manuscrito não foi escrito pelo próprio Mozart, mas acredita-se ser uma cópia feita por volta de 1780. Nomeada de “Ganz kleine Nachtmusik”(Música noturna muito pequena), a composição foi anunciada durante o lançamento da mais recente edição do catálogo Köchel (o arquivo definitivo das obras de Mozart). A obra foi executada durante o lançamento do catálogo, no dia 19 de setembro, em Salzburgo, na Áustria, e teve sua estreia alemã em 21/09, na Ópera de Leipzig.

Ulrich Leisinger, pesquisador-chefe da Fundação Internacional Mozarteum de Salzburgo e editor da recente edição do catálogo Köchel, destacou a importância da descoberta: “Até agora, conhecíamos o jovem Mozart principalmente como compositor de peças para piano,
árias e sinfonias. Mas uma lista elaborada pelo pai de Mozart já indicava a existência de outras peças de câmara compostas pelo jovem artista, consideradas perdidas até o surgimento deste trio de cordas”.

Leisinger especula ainda que a inspiração para a obra pode ter vindo da irmã de Mozart, Nannerl, e sugere a possibilidade de que ela tenha guardado a peça como uma recordação do irmão.

Esta descoberta não apenas enriquece o já vasto legado de Mozart, mas também nos lembra que, mesmo após séculos de estudo e admiração, o passado ainda guarda segredos capazes de emocionar e surpreender. O trio de cordas “Ganz kleine Nachtmusik” ressurge como um eco do passado, pronto para encantar uma nova geração de ouvintes e reafirmar o gênio atemporal de Mozart.

Ouça e veja o registro de “Ganz Kleine Nachtmusik” na apresentação abaixo:

Mozart – Ganz Kleine Nachtmusik – Orquestra de Leipzig | Violinos: Vincent e David Geer (17 anos); Cello: Elisabeth Zimmermann (20 anos)

 

 

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.