BLOG

B VOLTAR
solo piano maria joão

Concertos e gravações celebram os 250 anos de Beethoven

Igor Levit lança o álbum Beethoven: Complete Piano Sonatas

O prestigiado pianista russo-alemão, premiado, em 2018,  com o “Gilmore Artist Award” e como “Instrumentista do Ano” pela Royal Philharmonic Society, lança em setembro (13/09/2019), pela Sony Classical, seu monumental projeto de gravação das 32 Sonatas de Beethoven, antecipando o aniversário de 250 anos do compositor alemão.

“Para mim é a conclusão de um trabalho de quinze anos”, afirma Levit. “O encontro transformador que tive com as Variações Diabelli, aos 17 anos, o envolvimento diário com as sonatas, com o próprio Beethoven como pessoa, comigo mesmo e com o mundo em que vivo, tudo isso me direcionou para essa gravação”, completa o pianista.

Vale lembrar que sua gravação das Variações Goldberg, de Bach, e das Variações Diabelli, de Beethoven, foi premiada como “Disco do Ano” de 2016 pela revista Gramophone.

Informações:

https://www.sonyclassical.com/news/igor-levit-complete-beethoven-piano-sonatas-will-be-released-in-fall-2019

 

Maria João faz recital em São Paulo –Temporada Cultura Artística

A pianista portuguesa Maria João Pires, ganhadora do Concurso Internacional Beethoven (1970), entre outras premiações, estará em São Paulo no dia 08 de outubro para uma única apresentação na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Luz), às 21h. No programa, além de obras de Chopin e Liszt, ela interpreta, de Beethoven, a Sonata nº 28, Op. 101. O concerto terá toda a renda revertida para a segunda fase das obras de reconstrução do Teatro Cultura Artística.

Informações:

http://www.culturaartistica.com.br/espetaculos/maria-joao-pires/.

 

Filarmônica de Nova York – David Geffen Hall, Nova York

Até o final de 2019, alguns concertos da Filarmônica de Nova York antecipam a celebração dos 250 anos de nascimento de Beethoven, incluindo obras do composistor em seus programas.

O pianista polonês, radicado em Nova York, Emanuel Ax, será o solista do Concerto para Piano nº 1, do compositor alemão, com a orquestra regida por Stéphane Denève (24, 25 e 25 de outubro). O maestro francês esteve no Brasil pela última vez em 2015, à frente da Osesp.

Já a Sinfonia nº 7, chamada por Wagner como “a própria apoteose da dança”, será executada pela orquestra sob a regência de Phillpe Jordan (31/10, 1º e 02 de novembro).

Outras duas obras de Beethoven serão tocadas no programa regido pelo diretor artístico da Filarmônica, Jaap van Zweden: o Concerto para  Piano nº 4, tendo como solista o pianista israelense-americano Yefim Bronfman, e a Sinfonia nº 2 (05, 06 e 07 de dezembro).

Informações:

https://nyphil.org/calendar?season=20&types=beethoven&page=all

 

Osesp: “Todos Juntos – Uma Ode Global à Alegria” – Sala São Paulo, SP

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2019, na Sala São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de Marin Alsop, apresenta a Nona Sinfonia de Beethoven, com seu último movimento – a “Ode à Alegria” – cantado em português. No dia 15/12, a Orquestra encerra sua Temporada desse ano com uma apresentação no vão livre do Masp.

Os concertos inauguram o projeto internacional All Together – A Global Ode to Joy, idealizado por Marin Alsop em conjunto com o Weill Music Institute do Carnegie Hall (NY). Além da Osesp, participam a National Youth Orchestra of Great Britain, as sinfônicas de Baltimore, de Sydney, da Nova Zelândia e da Rádio de Viena, as filarmônicas Kwazulu-Natal e de Joanesburgo, e uma orquestra jovem reunida pelo próprio Carnegie Hall, em Nova York. Todas as orquestras serão regidas por Marin Alsop e cantarão a Ode à Alegria na língua de seu país de origem.

– Informações:

http://www.osesp.org.br/ensaios.aspx?Ensaio=93&Cultura=pt-BR

https://www.carnegiehall.org/en/Education/Young-Musicians/All-Together-A-Global-Ode-to-Joy

 

Integral dos Quartetos de Cordas de Beethoven, Gulbenkian Música, Lisboa

Os concertos com a integral dos quartetos de cordas de Beethoven acontecem em um só fim de semana, na Fundação Gulbenkian, em colaboração com a Bienal de Quartetos de Cordas da Philharmonie de Paris. Nos dias 25 e 26 de janeiro de 2020, o Festival de Quartetos de Cordas apresenta os grupos Mettis Quartet, Castalian String Quartet, Schumann Quartet, Quator Van Kuijk, Novus String Quartet e Meccore String Quartet, para leituras das 16 peças para esse gênero escritas pelo compositor.

Informações:

https://gulbenkian.pt/musica/festival-dos-quartetos-de-cordas/

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.