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Favoritas de Bach – Parte 2: Árias de Cantatas

Cantata BWV 1, Wie schön leuchtet der Morgenstern: Ária de soprano 

A Cantata Wie schön leuchtet der Morgenstern (Como brilha maravilhosamente a estrela da manhã) foi a primeira a ser incluída no catálogo BWV das obras de Bach. Ela foi composta em 1725 para a festa da Anunciação da Virgem Maria. A ária para soprano e oboé da caccia, “Erfüllet, ihr himmlischen, göttlichen Flammen” (Enchei, ó divinas chamas celestiais), exalta o poder do amor divino:

“Enchei, ó chamas divinas celestiais, o peito fiel que anseia por vós!

As almas sentem os impulsos mais fortes do amor mais ardente

E saboreiam o prazer celestial na terra.”

Eva Oltivànyi (soprano), Coro e Bach Foundation Orchestra sob a regência de Rudolf Lutz

Cantata BWV 12, Weinen, klagen, sorgen, zagen: Sinfonia e Ária de abertura para 4 vozes e coro

Cantata BWV 12, “Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen” (Os prantos, as lamentações, os tormentos e os temores), evoca o Evangelho de João 16:16-23, que diz: “Ainda um pouco e já não me vereis, e outra vez um pouco, e me vereis; porque vou para o Pai”. A obra marca o conflito entre a tristeza, causada pelo adeus de Jesus, e a alegria pela promessa de que Ele vai voltar. A cantata tem uma introdução solene: uma Sinfonia. Saiba mais aqui.

Isabel Schicketanz (soprano), Alexander Chance (contralto), Thomas Hobbs (tenor), Edward Grint (baixo) e Netherlands Bach Society sob a regência de René Jacobs 

Cantata BWV 36, Schwingt freudig euch empor: Ária de soprano 

Cantata BWV 36, Schwingt freuden euch hochem (Subi alegremente para o alto), é uma das três escritas por Bach para o primeiro domingo do Advento. Composta a partir de uma cantata secular de 1725, ela foi reelaborada para uso na igreja e apresentada pela primeira vez em Leipzig, em 1731. Na ária para soprano “Auch mit gedämpften, schwachen Stimmen” (Mesmo com vozes fracas e suaves), a solista é acompanhada por um delicado violino que ressalta a voz “suave” mencionada na letra.

Zsuzsi Tóth (soprano) e Netherlands Bach Society sob a regência de Jos van Veldhoven 

Cantata BWV 82, Ich habe genug: Ária de abertura

A Cantata BWV 82, Ich habe genug (Eu tenho o suficiente) evoca a morte como uma libertação e uma chance de se unir ao Criador. A ária de abertura, acompanhada por um oboé, é uma das mais belas de Bach. O título expressa os sentimentos de Simeão em Lucas 2:29-30, que, após segurar o menino Jesus, diz: “Soberano Senhor, como prometeste, agora podes despedir o teu servo em paz, pois os meus olhos viram a tua salvação”. 

Thomas Bauer (baixo) e Netherlands Bach Society sob a regência de Lars Ulrik Mortensen 

 

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