Um concerto é uma obra escrita para um instrumento solista acompanhado por uma orquestra. O gênero surgiu como um desdobramento do concerto grosso barroco, que consiste em um grupo de solistas, chamado de concertino, em diálogo com uma orquestra de cordas, chamada de ripieno.
Embora seja escrito, na maioria das vezes, para um instrumento solista e orquestra, há concertos para dois e até três instrumentos solistas, conhecidos respectivamente como concerto duplo e concerto triplo. O grupo que acompanha o solista é geralmente formado por uma orquestra completa, mas também pode ser uma orquestra de cordas ou uma orquestra de câmara.
A partir do período clássico, o formato se consolidou e foi adotado por quase todos os compositores posteriores. No período romântico, o concerto passou a explorar ao máximo o virtuosismo e a potencialidade dos solistas.
Um concerto típico é formado por três movimentos ou seções: um movimento rápido em forma-sonata, um movimento lento e mais lírico e, por fim, outro movimento rápido. Porém existem obras com apenas dois movimentos, enquanto outras podem chegar a até quatro.
Os tipos mais comuns de concerto são para piano e orquestra ou para violino e orquestra, mas qualquer outro instrumento pode ser utilizado como solista. Há concertos para flauta, clarinete, trompete, violão e até percussão. Algumas peças, inclusive, são chamadas de “concerto para orquestra”, por não apresentarem apenas um, mas diferentes membros da orquestra ou até a própria orquestra como solistas.
Ouça a seguir uma seleção de concertos de diversos períodos da história da música:
Händel – Grandes Concertos Op. 6
Bach – Concerto para Oboé, Violino, Cordas e Contínuo, BWV 1060R
Bach – Concerto para Oboé, Violino, Cordas e Continuo, em Dó Menor, BWV 1060r
Mozart – Sinfonia Concertante, K. 364
Mozart – Sinfonia Concertante para Violino, Viola e Orquestra, K.364
Beethoven – Concertos para piano
Brahms – Concerto para violino e orquestra, Op. 77
Brahms – Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 77
Ravel – Concerto para piano e orquestra
Podcast: Ravel – Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior
Milhaud – Concerto para percussão e pequena orquestra
Milhaud – Concerto para Percussão e Pequena Orquestra, Op. 109
Gershwin – Concerto para piano e orquestra
Bartók – Concerto para orquestra