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A compositora francesa Germaine Tailleferre (1892-1983) começou a estudar piano com sua mãe. Admitida no Conservatório de Paris aos 12 anos de idade (1904), foi forçada por seu pai a mudar-se para uma escola de freiras.
Retornou ao Conservatório em 1914, onde ganhou vários prêmios em diferentes áreas. Com seus amigos do Conservatório passou a frequentar os bairros de Montmartre e Montparnasse, redutos de artistas e boêmios.
Tornou-se protegida de Erik Satie (1917) e foi a única mulher a integrar o famoso Grupo dos Seis (1920), formado pelos compositores Francis Poulenc, Darius Milhaud, Louis Durey, George Auric e Arthur Honegger. A publicação de um manifesto de Jean Cocteau, O galo e o Arlequim, de grande repercussão, resultou na fama imediata do Grupo.
Influenciada pela clareza e simplicidade de Satie e por seu professor Maurice Ravel, Tailleferre escreveu composições que mais tarde a levariam à exploração de novas técnicas, sem contudo abandonar sua inspiração original.
A compositora se emancipou das regras da educação acadêmica e criou um estilo vivo, fresco e direto que ecoava o jazz.
Recebeu o Grande Prêmio Musical da Academia de Belas Artes em 1973 e um segundo Grande Prêmio Musical da Cidade de Paris em 1978.
A seguir, apresentamos uma seleção de peças de sua autoria:
Sonatina para Violino e Piano | Kylee Barry (violino)
Sonata para Harpa | Anne Sophie Bertrand (harpa)
Arabesque para Clarineta e Piano | Gaspare Tirincanti (clarineta) e Franca Moschini (piano)
Suite Burlesque para Piano a 4 Mãos | Marc Clinton e Nicole Carboni (piano)
Duas Valsas para Dois Pianos | Marc Clinton e Nicole Carboni (pianos)
Imagem para Dois Pianos | Marc Clinton e Nicole Carboni (pianos)
Homenagem a Debussy | Marcia Eckert (piano) e Ruth Ehrlich (violino)
Concertino para Harpa | Gillian Benet Sella (harpa) e The Women’s Philharmonic regida por Jo Ann Falletta