CONTATO
Entre em contato conosco.
Grupo Corpo e Filarmônica de Los Angeles montam Estancia, de Alberto Ginastera
O Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil, vai criar coreografia para a suíte Estancia, do compositor argentino Alberto Ginastera (1916- 1983), a convite do venezuelano Gustavo Dudamel, regente titular e diretor musical da Orquestra Filarmônica de Los Angeles. A montagem será apresentada em quatro sessões, em outubro de 2020, na sala principal do Walt Disney Concert Hall, sede da Filarmônica.
Alberto Ginastera é um dos grandes nomes da música latino-americana. Escreveu para todos os gêneros: ópera, balé, orquestra, concertos para harpa, piano, guitarra, flauta, violão e música para teatro. Deixou um total de 55 obras em catálogo, entre as quais as célebres Três Danças Argentinas, o Malambo e os bailados Panambi e Estancia.
Estancia é uma suíte formada por quatro danças: 1- Los trabajadores agrícolas (Os trabalhadores agrícolas); 2- Danza del trigo (Dança do trigo); 3- Los peones de hacienda (Os peões da fazenda); 4- Danza Final (Dança Final): Malambo. A obra foi inspirada no livro Martin Fierro, de José Hernández, um dos mais emblemáticos da literatura gauchesca.
Uma estancia é um rancho ou fazenda em meio ao campo, ou um abrigo onde os trabalhadores rurais descansam e se reúnem para festejos e celebrações. Essa paisagem tipicamente argentina marcou a juventude de Ginastera.
Ginastera – Estancia | Gustavo Dudamel rege a Orquestra Jovem Simón Bolívar da Venezuela | BBC Proms 2007
Leia a notícia completa: