BLOG

B VOLTAR
guiomar novaes piano schumann chopin

Guiomar Novaes

Pianista brasileira de carreira internacional, Guiomar Novaes (São João da Boa Vista, 1894-São Paulo, 1979) é considerada uma das maiores instrumentistas do mundo, sendo especialmente reconhecida por suas interpretações de Chopin e Schumann.

Harold Charles Schonberg, crítico do New York Times e ganhador do Prêmio Pulitzer, escreveu sobre a pianista:

“Embora a carreira de Guiomar Novaes se estenda por mais de 50 anos e ela tenha sido reconhecida como uma das maiores entre todos os pianistas, ela nunca atingiu a popularidade de Horowitz ou Rubinstein. Parte de sua relativa anonimidade se deve a sua recusa em dar entrevistas.”

Em 1922, Guiomar participou da Semana de Arte Moderna em São Paulo e a partir de então passou a divulgar as obras de Villa-Lobos.

Ela recebeu vários prêmios e homenagens como a Ordem Nacional do Mérito do Brasil e o grau de Cavaleiro da Legião de Honra da França.

Vamos assistir a um vídeo com excertos de obras de Chopin e Villa-Lobos interpretadas por Guiomar Novaes no Concerto do Dia dos Recursos Humanos da ONU, em 1963:

Chopin: Prelúdios Op. 28: Dó maior; Lá menor; Sol maior; Mi menor; Lá maior; Lá bemol maior; Fá menor; Dó menor; Fá maior; e Ré menor | Villa-Lobos: Ginete do Pierrozinho (de Momo Precoce) e Polichinelo (de Prole do Bebê)

 

Saiba mais sobre a pianista:

http://www.mulheresdesaojoao.com.br/index_arquivos/guiomarnovaes.html

DESTAQUES