CONTATO
Entre em contato conosco.
Nascido na Itália, Giovanni Battista Lulli naturalizou-se francês, passando a se chamar Jean-Baptiste Lully. Atuou como violonista, violinista, bailarino e compositor durante o período barroco médio (1650–1700).
Lully chamou a atenção do rei Luís XIV ao dançar com ele no Ballet Royal de la Nuit. Pouco depois, foi nomeado compositor real de música instrumental, passando a maior parte de sua vida compondo na corte.
O compositor morreu de gangrena, resultante de bater um bastão no pé (ele regia suas obras marcando o ritmo no chão com um longo bastão). Lully se recusou a ter sua perna amputada pois queria continuar a dançar.
Vamos ouvir duas obras do compositor tocadas no piano:
– Suite de Pièces: é um conjunto de danças compiladas de óperas e balés de Lully transcritas posteriormente para teclado.
Lully – Suite de Pièces | Shura Cherkassky (piano)
– Marche pour la cérémonie des Turcs: do balé-comédia Le Bourgeois gentilhomme (O burguês gentil), de Molière. Uma das muitas colaborações de Lully com o dramaturgo francês, a marcha tem a função de consagrar o protagonista Monsieur Jourdain como “Mamamouchi” (um título ficcional turco inventado por Molière).
Lully – Marche pour la cérémonie des Turcs | Alexandre Tharaud (piano)