CONTATO
Entre em contato conosco.
Entre 1806 e 1808, Achim von Arnim e Clemens von Brentano publicaram três volumes de antigas canções folclóricas alemãs, sob o título de Des Knaben Wunderhorn (A cornucópia da juventude). A coleção foi dedicada à Sua Excelência, o Conselheiro Johann Wolfgang Von Goethe.
Goethe acolheu Des Knaben Wunderhorn entusiasticamente, convencido de que seus poemas se propagariam de boca em boca e, assim, retornariam ao povo glorificados e cheios de uma nova vida. As gerações futuras viriam realmente a confirmar sua previsão.
A poesia do Wunderhorn corresponde perfeitamente à personalidade do compositor Gustav Mahler: a nostalgia do passado e da infância, seu amor pela natureza, pelo povo, pelos antigos costumes alemães, pelo imaginário e pelo romanesco.
Os textos dão origem, no início, a canções de formas simples e melodias bem estruturadas. Mahler reescreveu os poemas de tal modo que se pode falar de uma contribuição musical e poética. Ele dizia que eram matéria-prima que precisava ser trabalhada.
“Dediquei-me, de corpo e alma, à poesia do Wunderhorn, que é essencialmente diferente de qualquer tipo de ‘poesia literária’, mais próxima da Natureza e da Vida, do que da Arte”, afirmou o compositor.
As canções de Gustav Mahler a partir dos poemas de “A Cornucópia da Juventude” são o destaque dessa semana em Clássicos dos Clássicos.
Confira: