BLOG

B VOLTAR

Mais Beethoven 250: gravações e concertos

Clássicos dos Clássicos continua a indicar lançamentos fonográficos e concertos que comemoram os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven. Essa celebração, na verdade, compreende um ciclo de sete anos, que começa em 2020, e só vai terminar nem 2027, ano em que serão homenageados os 200 anos de morte do grande compositor alemão.

 

BEETHOVEN: OBRA COMPLETA EM CAIXA ESPECIAL

A Deutsche Grammophon lançou no dia 1º de novembro de 2019 a caixa Beethoven – The New Complete Edition, composta por 123 discos (118 CDs + 2 DVDs + 3 Blue-Ray Audios), que totalizam 180 horas de música, além de um livro ilustrado, em capa dura, sobre a vida e obra do compositor.

Com gravações provenientes dos catálogos da DG, Decca e de dez outros selos, a coleção reúne cerca de 250 de registros dos maiores intérpretes de Beethoven, entre eles, Karl Böhm, Claudio Arrau, Dietrich Fischer-Dieskau, Herbert von Karajan e Murray Perahia.

Informações: https://www.beethoven-playon.com/#complete-edition

 

FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS E PIANISTA ARNALDO COHEN | TEMPORADA 2020

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza em sua Temporada 2020 um Festival Beethoven, em comemoração aos 250 anos de nascimento do compositor alemão. Destaque para a integral dos concertos para piano, com apresentações em julho e agosto, sob a regência de Fabio Mechetti, tendo o pianista brasileiro Arnaldo Cohen como solista:

31/jul (sexta) 2020 

Egmont: Abertura
Concerto para Piano nº 2 em Si bemol maior, Op. 19
Concerto para Piano nº 1 em Dó maior, Op. 15

Informações: https://filarmonica.art.br/concertos/agenda-de-concertos/os-primeiros-cavalos-de-batalha/

06 e 07/ago (quinta e sexta) 2020 

Fidelio: Abertura, Op. 72c
Concerto para Piano nº 3 em dó menor, Op. 37
Concerto para Piano nº 4 em Sol maior, Op. 58

Informações: https://filarmonica.art.br/concertos/agenda-de-concertos/entre-o-individual-e-o-coletivo/

 

SALA CECÍLIA MEIRELES, RIO DE JANEIRO | TEMPORADA 2020

Entre os destaques da programação de 2020 da Sala Cecília Meireles está o Festival Beethoven 250, apresentando vários ciclos da obra camerística do compositor alemão ao longo do ano.

No mês de maio, será realizada a integral das sonatas para piano, na interpretação de Vera Astrachan, Eduardo Monteiro, Sérgio Monteiro, Juliana Steinbach, Aleyson Scopel, Leonardo Hilsdorf e Jean Louis Steuerman.

Em setembro, a integral das sonatas para violino e piano, tocada pelo Trio Porto Alegre e pelo Trio Aquarius, além da apresentação dos seis últimos quartetos de cordas interpretados pelo Quarteto Carlos Gomes.

E em outubro, o duo formado pelo violoncelista norte-americano Jed Barahal e pela pianista brasileira Christina Margotto executam toda obra para violoncelo e piano de Beethoven.

Informações: http://salaceciliameireles.rj.gov.br/programacao/

http://www.funarj.rj.gov.br/sala-cecilia-meireles-anuncia-sua-temporada-para-2020/

 

Veja outras indicações aqui:

Beethoven 250 | Temporadas 2020 – Brasil

 

DESTAQUES