CONTATO
Entre em contato conosco.
A portuguesa Maria João Pires, nascida em Lisboa, em 1944, é considerada uma das melhores pianistas da atualidade. Atuou em público pela primeira vez com apenas quatro anos de idade e, com cinco, deu o seu primeiro recital de piano.
Entre as premiações conquistadas pela artista estão o primeiro prêmio do Concurso Internacional Beethoven (1970), o prêmio do Conselho Internacional da Música, pertencente à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 1970), e o Prêmio Pessoa (1989).
Sua discografia inclui a integral das Sonatas de Mozart (Denon, 1974), além de gravações de obras de Bach, Mozart e Schumann pela Erato, na década de 1980. Desde 1989, ela grava pela Deutsche Grammophon.
Em 1999, Maria João Pires fundou o Centro de Artes Belgais, em Castelo Branco, um projeto educativo, pedagógico e cultural dedicado à música, disponibilizando retiros musicais, espaço para atuações e oficinas.
Mozart, Schubert e Chopin estão entre seus compositores favoritos.
Aqui, a pianista interpreta o Concerto nº 21 para Piano e Orquestra em Dó Maior, K. 467, de Mozart, à frente da Orquestra de Câmara da Televisão Suíça regida por Matthias Bamert, em uma bela filmagem de 1985:
O CONCERTO ERRADO
O ano é 1998. Maria João está ensaiando um concerto de Mozart com a Orquestra do Concertgebouw regida por Riccardo Chailly. Quando os músicos tocam os primeiros acordes, ela se dá conta de que tinha estudado outro concerto…
Com a mão no rosto, a pianista se mostra hesitante. O próprio maestro conversa com ela, tentando ajudá-la. Veja, então, o que acontece: