BLOG

B VOLTAR
matisse debussy

Música e Pintura: Matisse & Debussy

O francês Henri-Émile Benoît Matisse (1869-1954) foi um artista visual conhecido pelo uso da cor e por sua fluidez e originalidade. Desenhista, gravador e escultor, ficou mais reconhecido como pintor.

Matisse é geralmente considerado, junto com Picasso, como um dos artistas que melhor ajudaram a definir os desenvolvimentos revolucionários das artes visuais nas primeiras décadas do século 20.

O intenso colorismo das obras que pintou entre 1900 e 1905 tornaram-no conhecido como um integrante dos fauves (feras), grupo de artistas que se caracterizava pela simplificação de traços e volumes e pelo uso das cores puras.

Muitos de seus melhores trabalhos datam dos dez anos a partir de 1906, quando ele desenvolveu um estilo rigoroso que enfatizava formas planas e padrões decorativos.

Em 1917, Matisse se mudou para Nice, na Riviera Francesa. O estilo mais relaxado de seu trabalho na década de 1920 lhe trouxe aplausos da crítica como um defensor da tradição clássica da pintura francesa. Depois de 1930, adotou uma simplificação de forma ainda mais ousada.

Quando a saúde precária de seus últimos anos o impediu que pintasse, Matisse criou uma obra importante usando a técnica de colagem de papel recortado.

Seu domínio da linguagem expressiva de cor e desenho, exibida em sua obra de mais de meio século, lhe trouxe reconhecimento como uma das principais figuras da arte moderna.

A vivacidade das cores de Matisse ganha trilha sonora da bela Arabesque nº 1 de Debussy, no vídeo a seguir:

Debussy – Arabesque nº 1

(Ref.: Matisse – Tate Modern)

 

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.