BLOG

B VOLTAR
nelson freire pianista

Nelson Freire, pianista

Clássicos dos Clássicos homenageia o grande pianista brasileiro Nelson Freire, que nos deixou no dia 1º de novembro de 2021, aos 77 anos.

Nascido em Boa Esperança, MG, em 1944, Nelson foi um menino prodígio. Começou a tocar piano aos três anos de idade, reproduzindo de memória peças que sua irmã mais velha tinha acabado de tocar.

Com seis anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar com Nise Obino e Lúcia Branco, e aos 12 anos foi finalista do Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, o que lhe rendeu uma bolsa de estudos do governo brasileiro. Foi, então, para Viena, onde estudou com Bruno Seidlhofer (que tinha sido professor do pianista Friedrich Gulda).

Em sua premiada carreira internacional, já se apresentou em mais de 70 países, tocando com prestigiadas orquestras e renomados maestros de todo o mundo. Igualmente bem-sucedidas têm sido suas numerosas gravações, entre estas, o registro dos dois Concertos para Piano de Brahms, com Riccardo Chailly à frente da Orquestra Gewandhaus, premiado como “Disco do Ano de 2007” pela revista britânica Gramophone.

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Nelson Freire, indicamos o documentário Nelson Freire, de João Moreira Salles, em DVD. São 31 blocos temáticos com sequências filmadas no Rio de Janeiro e São Paulo, além de França, Bélgica e Rússia. Há cenas de algumas apresentações do pianista ao redor do mundo e ainda uma documentação minuciosa e delicada da rotina do artista. Assista a alguns trechos:

Saiba mais também sobre o CD Nelson Freire – Brasileiro – Villa-Lobos & Friends:

Nelson Freire – Brasileiro – Villa-Lobos & Friends

DESTAQUES