BLOG

B VOLTAR

O olhar de Carlos Siffert sobre o universo da música de concerto

O site Clássicos dos Clássicos é idealizado por Carlos Siffert, estudioso da música clássica e ex-apresentador da Rádio Cultura FM de São Paulo, para levar ao público os compositores e as obras essenciais do repertório de concerto.

Com uma atmosfera de boa conversa e tom informal – heranças de sua carreira radiofônica –, traz comentários sobre peças especialmente escolhidas por ele, percorrendo os diversos períodos da história da música clássica, além de incluir notícias relacionadas à produção erudita no Brasil e no mundo, indicações de concertos, lançamentos de CDs e resenhas.

Siffert comandou várias séries temáticas e programas especiais na Cultura FM. Foram aproximadamente 500 programas em cerca de dez anos. Com o site Clássicos dos Clássicos, ele quer dar continuidade a todo esse legado, tomando partido, agora, da acessibilidade e dos recursos que a internet oferece.

“O impacto das novas tecnologias de informação e telecomunicações sobre como pensamos e usamos a música foi enorme”, afirma. “Foi, sem dúvida, a mudança histórica mais importante desde o surgimento das salas de concerto no século XVIII. Hoje temos acesso imediato a praticamente toda a música do mundo, graças a dispositivos eletrônicos cada vez mais populares, como celulares, tablets e computadores. Uma consequência dessa disponibilidade, porém, é o excesso de escolha, uma overdose de informação. A Quinta Sinfonia de Beethoven, por exemplo, tem mais de cem gravações.”

Contando histórias e curiosidades sobre a vida dos grandes mestres e falando sobre sua produção musical, Siffert quer levar ao apreciador da música de concerto uma maior aproximação e conhecimento sobre o assunto.

“O principal objetivo deste site é o de dar uma orientação aos usuários sobre os principais compositores, suas principais obras e as melhores interpretações. Um segundo propósito é de dar o contexto histórico dessas composições, com textos sucintos que as situem em seu  tempo e espaço”, explica.

Além de textos sobre as obras selecionadas, sempre acompanhados de áudios e/ou vídeos, o novo site inclui podcasts e playlists temáticas, atualizados regularmente. Com seu conteúdo sempre em construção, estará aberto também às sugestões do público.

DESTAQUES