BLOG

B VOLTAR

O repertório pianístico em gravações e concertos

Dinu Lipatti interpreta Jesus, Alegria dos Homens

O pianista romeno Dinu Lipatti (1917-1950) é considerado um artista excepcional pela pureza e espiritualidade de suas interpretações, combinadas a uma técnica impecável. Ele faleceu prematuramente aos 33 anos de leucemia.

O maestro Seiji Ozawa afirmou em uma entrevista que sua gravação de Jesus, Alegria dos Homens, de Bach (coral que integra originalmente a Cantata nº 147), era a única que ele recomendaria a alguém que quisesse conhecer mais sobre música clássica:

“É tão bonita e tão calorosamente humana que quem a ouvisse ficaria seduzido para sempre.”

Ouça Dino Lipatti tocar Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, em transcrição de Myra Hess:

 

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo com Cristian Budu – Sala São Paulo

Sob a regência do maestro britânico Neil Thomson (diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Goiás), a Osesp recebe o pianista brasileiro Cristian Budu, radicado em Berlim, para interpretar o Concerto Para Piano em Lá Menor, Op.54, de Robert Schumann.

Esse Concerto foi escrito por Schumann a partir de sua Fantasia em Lá Menor, de 1841, dedicada à Clara Schumann, sua esposa. O compositor o completou com os outros movimentos, quatro anos depois.

O programa também inclui o 3º movimento (Allegro Vivace) da Sinfonia nº 2 de Kurt Weill, e a Sinfonia nº 7, de Claudio Santoro.

Dias 24, 25 e 26 de outubro, na Sala São Paulo.

Informações: http://www.osesp.art.br/concertoseingressos/concerto.aspx?IDApresentacao=7541

 

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com Fabio Martino – Sala Minas Gerais

A Filarmônica de Minas, sob o comando de seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, toca o Concerto para Piano nº 1 em Fá Sustenido Menor, Op.1, de Sergei Rachmaninov, tendo como solista o jovem pianista Fabio Martino, brasileiro radicado na Alemanha.

Composto por Rachmaninov quando este tinha apenas 18 anos de idade, o concerto mistura lirismo e energia, e possui o caráter virtuosístico típico do autor russo.

O programa traz ainda a estreia mundial de Memória do Cardume, do compositor brasileiro Martim Butcher, e a Sinfonia nº 2, Op. 16, “Os Quatro Temperamentos”, de Carl Nielsen.

Dias 07 e 08 de novembro, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Informações: https://filarmonica.art.br/concertos/agenda-de-concertos/liricas-teclas-de-rachmaninov/

DESTAQUES