BLOG

B VOLTAR

Para saber mais sobre a Música no Cinema

CURSO

Cinema Sonoro: Música e Compreensão na Sétima Arte

A Fundação Theatro Municipal de São Paulo, por meio da Escola de Música de São Paulo, está oferecendo 20 vagas para o curso Cinema Sonoro: Música e Compreensão na Sétima Arte.

O período de inscrição é de 17 a 24 de setembro de 2019, e as aulas serão ministradas de 04 de outubro a 13 de dezembro desse ano.

O curso tem como objetivo habilitar o aluno na realização de abordagens interpretativas sobre a música no discurso cinematográfico, de forma a ampliar sua compreensão tanto da música como do cinema.

Cada aula será dedicada à apreensão, análise e discussão de um filme que será tomado como modelo de um determinado tipo de relação entre imagem e som.

O curso será ministrado por Leonardo Martinelli, compositor, doutor em música pelo Instituto de Artes da UNESP e professor da Faculdade Santa Marcelina e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Inscrições:

De 17 a 24 de setembro pelo site http://www.theatromunicipal.org.br/, na seção Formação/Escola de Música/Oficinas.

Vagas:

20 vagas para estudantes de música, cinema e demais expressões audiovisuais.

Carga horária:

60 horas.

Período de realização:

de 04 de outubro a 13 de dezembro de 2019, às sextas-feiras, das 14h às 18h.

Local:

Escola de Música de São Paulo, Praça das Artes

Av. São João, 281 – Centro, São Paulo, SP

 

LIVROS

A música do cinema: Os cem primeiros anos (volumes 1 e 2)

Autor: João Máximo

Editora: Rocco

Com ênfase na produção dos EUA, país que recebeu compositores europeus fugidos do nazismo, o livro traz também um panorama da música para filmes de países como Polônia, Grécia, Suécia, Japão, China e Índia. Detém-se ainda em quatro célebres parcerias entre compositores e cineastas: Bernard Herrmann e Alfred Hitchcock, Nino Rota e Federico Fellini, Ennio Morricone e Sergio Leone e Henry Mancini e Blake Edwards. Um capítulo é dedicado ao cinema brasileiro.

https://www.rocco.com.br/livro/?cod=792

 

A Música do Filme: Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema

Autor: Tony Berchmans

Editora: Escrituras

Um panorama sobre o tema, década a década, o livro aborda diversas trilhas sonoras originais, sua história, seus estilos, os grandes temas musicais, seus compositores, além de fatos interessantes e curiosidades dos bastidores. Trata ainda sobre os processos de criação e de produção das trilhas.

http://www.cinepiano.com/tonyberchmans.com.br/o-livro/

 

O resto é ruído

Autor: Alex Ross

Editora: Cia das Letras

O crítico de música da revista New Yorker trata da música erudita contemporânea, indo desde o início do século XX até o limiar do século XXI. Ele examina também o diálogo que esta estabeleceu com a literatura, as artes plásticas, o teatro e o cinema, assim como a abolição das fronteiras entre o erudito e o popular. Indicado ao prêmio Pulitzer de 2008.

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12578

DESTAQUES