BLOG

B VOLTAR
Ravi Shankar

Ravi Shankar

Compositor e músico indiano, Ravi Shankar (1920-2012) iniciou seus estudos musicais tocando violino aos cinco anos de idade (seu pai era violinista). Em 1936, começou a estudar o sitar, instrumento de cordas tradicional indiano da família do alaúde. Pouco depois, começaria a excursionar em concertos pela Europa e Estados Unidos.

Na década de 1960, após conhecer o guitarrista George Harrison dos Beatles, Shankar ficou mais conhecido no Ocidente. Em 1967, gravou seu primeiro dueto com o violinista Yehudi Menuhin, com o qual colaboraria em outras ocasiões. Colaborou ainda com artistas como Philipp Glass e Zubin Mehta, entre outros, aproximando a música oriental da ocidental.

Em 1969, viajou para os Estados Unidos para conhecer mais sobre a música ocidental. Ministrou aulas nas universidades de Nova York e Los Angeles, foi diretor do Departamento de Música Indiana no California Institute of the Arts, compôs trilhas sonoras para diversos filmes e foi indicado para o Grammy Awards de 2013 com o disco The Living Room Sessions Part 1, na categoria “Melhor Álbum de World Music”.

É pai da sitarista e compositora Anoushka Shankar e da cantora e compositora Norah Jones.

No vídeo a seguir, Shankar toca com sua filha Anoushka no The Symphony Hall, em Birmingham:

 

DESTAQUES