BLOG

B VOLTAR
Wendy Sutter | Philip Glass - Songs and Poems for Solo Cello

Wendy Sutter e Philip Glass – Songs and Poems for Solo Cello

Proclamada pelo Wall Street Journal como “uma das principais violoncelistas dos palcos da música clássica”, a norte-americana Wendy Sutter é uma das mais reconhecidas solistas de sua geração.

Wendy tem se apresentado com diversas orquestras norte-americanas, entre estas a Filarmônica de Nova York, a Orquestra do Metropolitan Opera e as sinfônicas de Dallas, Colorado, Tucson, Seattle e La Jolla, além de tocar com várias orquestras internacionais, como a Youth Orchestra of the Americas, a Sinfônica de Shangai, a Filarmônica de Bruxelas e a Sinfônica do Norte da Holanda. Ela também participa regularmente de recitais, concertos de câmara e festivais de música por todo o mundo.

Seu instrumento é um Ex-Vatican Stradivarius fabricado em 1612, originalmente como uma viola da gamba, pelo grande luthier Nicolo Amati, e adaptado para o violoncelo por seu mais famoso aluno, Antonio Stradivari.

WENDY SUTTER E PHILIP GLASS

Em 2007, o compositor Philip Glass escreveu especialmente para Wendy a obra Songs and Poems for Solo Cello (Canções e Poemas para Violoncelo Solo), gravada por ela em seu primeiro disco solo, homônimo. A composição, em sete movimentos, enfatiza a sonoridade cantábile do violoncelo e mostra um lado mais intimista de Glass.

Nota pessoal: Conheci Wendy através de meu filho João, que mora em Nova York. Agradeço a ela, que foi muito gentil em gravar o vídeo a seguir, especialmente para o nosso site:

Vamos ouvir a seguir as Songs and Poems for Solo Cello de números 1, 2 e 5.

Wendy Sutter – Songs and Poems for Solo Cello (Philip Glass) – nº 1, 2 e 5. 

DESTAQUES