BLOG

B VOLTAR
Yunchan Lim, o mais novo prodígio do piano

Yunchan Lim, o mais novo prodígio do piano

O sul coreano Yunchan Lim, de apenas 18 anos, foi o ganhador do 16º Concurso Internacional de Piano Van Cliburn, realizado em junho de 2022, no Texas, EUA. O jovem pianista conseguiu emocionar a aclamada regente Marin Alsop, que chegou a enxugar uma lágrima ao final de sua apresentação do desafiador Concerto n.º 3 de Rachmaninov, peça que consagrou Lim como o mais jovem artista a ganhar a prestigiada competição.

Marin Alsop afirmou: “Yunchan é um artista raro, que consegue unir uma profunda musicalidade a uma prodigiosa técnica de maneira orgânica. O fato de ele ter apenas 18 anos é verdadeiramente inspirador e me traz uma grande esperança no futuro”.

Apesar da pouca idade, Lim já coleciona alguns prêmios internacionais, entre eles, o segundo lugar e o Prêmio Especial Chopin no Concurso Internacional de Piano de Cleveland, além do terceiro lugar no Concurso Internacional Thomas & Evon Cooper, ambos realizados em 2018 (quando tinha 14 anos). Ganhou ainda o primeiro lugar no Concurso Internacional Isang Yun, em 2019, na Coreia.

Durante as etapas do Concurso Van Cliburn, Lim interpretou ainda obras de Beethoven, Mozart e Liszt, que apresentaremos nos próximos posts.

Conheça Yunchan Lim:

 

E a seguir, alguns comentários sobre suas performances no Concurso Van Cliburn 2022, com destaque para as impressões de Jean Eflam Bavouzet, jurado do concurso e excelente pianista francês:

 

 

DESTAQUES