CONTATO
Entre em contato conosco.
A obra El Amor Brujo (O Amor Feiticeiro) foi composta pelo espanhol Manuel de Falla a pedido de Pastora Imperio, uma famosa cantora e dançarina cigana de flamenco, que queria uma gitaneria (peça cigana).
O enredo trata da história de Candelas, uma bela jovem cigana que é impedida de corresponder ao amor de Carmelo, seu namorado, pelo fantasma de seu antigo amante, um homem infiel e devasso que lhe aparece toda vez que ela se aproxima de Carmelo. Candelas então executa a Dança Ritual do Fogo para atrair o fantasma, dançando com ele em rodopios cada vez mais rápidos, até que este, tragado pelas chamas, desaparece para sempre.
Além de danças flamencas, Falla usa o Cante Jondo (Canto profundo), parte também da tradição cigana do Flamenco. Na cena seguinte à Dança Ritual do Fogo, Candela entoa a Canção do Fogo Fátuo nesse estilo, em que ritmos cruzados se opõem ao acompanhamento da orquestra que imita uma guitarra.
O diretor espanhol Carlos Saura escreveu o filme El Amor Brujo a partir da obra de Falla, com coreografia de Antonio Gades, porém o filme não segue o enredo do balé.
Vamos assistir a seguir duas de suas cenas:
Manuel de Falla – Do filme El Amor Brujo: Dança Ritual do Fogo e Canção do Fogo Fátuo | Dançarinos solistas: Antonio Gades e Cristina Hoyos; Cantora: Rocio Jurado.