BLOG

B VOLTAR
CLÁSSICOS INDICA: LANÇAMENTO DO CD “24 CAPRICHOS LATINOAMERICANOS” EM RECITAL ON-LINE

CLÁSSICOS INDICA: LANÇAMENTO DO CD “24 CAPRICHOS LATINOAMERICANOS” EM RECITAL ON-LINE

O violinista Emmanuele Baldini e o compositor Arthur Barbosa fazem um tributo à diversidade musical da América Latina no álbum 24 Caprichos Latinoamericanos, que será lançado em um recital on-line, no dia 1º de novembro (segunda-feira), às 20h, com transmissão pelos canais de mídias sociais do violinista: Youtube, Facebook e Instagram.

Compostas especialmente por Barbosa para Baldini, as peças para violino solo abrangem toda a diversidade cultural latino-americana e são inspiradas nos ritmos e danças tradicionais do continente, mostrando um representativo panorama musical de suas diversas regiões.

A comparação com os 24 Caprichos de Paganini é inevitável e proposital, já que as composições exploram toda a virtuosidade do violino e são escritas a partir de um tema.

O maracatu e o frevo, do Brasil; a milonga e a chacarera, da Argentina; além de ritmos ancestrais do Peru, Uruguai, México, Colômbia e Cuba, que incorporam elementos indígenas, sem especificar etnia ou fronteiras, estão entre os ritmos e danças que inspiram o trabalho.

Baldini ressalta que as peças “abrem horizontes para a interpretação violinística, ampliando o repertório para o instrumento ao explorar suas possibilidades extra-eruditas e elementos tecnicamente desafiadores e complexos”.

Para Barbosa, “a obra deixa como legado principal sua contribuição para a busca de uma identidade latino-americana do violino”.

O álbum 24 Caprichos Lationamericanos estará disponível em todas as plataformas digitais de áudio e também em CD físico (à venda na Loja Clássicos).

Assista ao recital de lançamento do CD aqui:

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.