BLOG

B VOLTAR
Händel - Árias

Händel: Árias de óperas e oratórios

Händel começou a compor muito cedo: sua ópera Almira é de 1705, escrita quando ele tinha apenas 20 anos de idade. Quando morou na Itália, escreveu óperas e peças sacras. Ao se estabelecer finalmente na Inglaterra, logo conseguiu uma encomenda para uma ópera – Rinaldo –, que fez em apenas duas semanas! Nos primeiros anos em Londres, escrevia principalmente óperas em estilo italiano. Quando estas perderam a popularidade, passou a compor oratórios (peças sobre temas sacros, executadas em versão de concerto e sem cenários).

Destacamos a seguir uma seleção de belas árias de suas óperas e oratórios.

 

Tu del ciel ministro eletto

Il trionfo del Tempo e del Disinganno (O triunfo do tempo e da desilusão) é o primeiro oratório composto por Händel, em 1707. O libreto é uma alegoria moral-religiosa, com quatro personagens: Bellezza (Beleza)uma linda moça; Piacere (Prazer), um encantador jovem de 16 anos; Disinganno (Desilusão), também chamado de Conselheiro, experiente e realista; e Tempo, o “Pai Tempo”. Os três personagens masculinos tentam convencer Bellezza a seguir as convicções de cada um deles. Na ária final, Tu del ciel ministro eletto (Tu, ministro eleito do céu), uma das mais belas já escritas por Händel, Bellezza se dirige aos anjos pedindo-lhes iluminação espiritual e intelectual. 

Händel – Tu del ciel ministro eletto | Amanda Forsythe (soprano) e Voices of Music

 

Guardian Angels, oh, protect me 

The Triumph of Time and Truth (O Triunfo do Tempo e da Verdade) é o nome final do oratório escrito por Händel em três versões ao longo de cinquenta anos. A primeira foi Il trionfo del Tempo e del Disinganno, que comentamos acima. Ambas compartilham uma narrativa alegórica comum, segundo a qual o Tempo e o Conselheiro lutam com o Prazer e o Engano pela alma da Beleza, cujo hedonismo irresponsável gradualmente dá lugar a uma contemplação da transitoriedade e da mortalidade. Vamos ouvir a ária final Guardian Angels, oh, protect me (Anjos da guarda, oh, protejei-me)

Händel – Guardian Angels, oh, protect me | Lea Desandre (soprano) e Jupiter Ensemble dirigido por Thomas Dunford

 

Tornami a vagheggiar

A ópera Alcina conta a história de Ruggiero, que enfrenta duas feiticeiras, as irmãs Alcina e Morgana, na ilha encantada de Alcina. Conhecida por seduzir os homens, Alcina, transforma-os em pedras, riachos, plantas ou animais selvagens quando se cansa deles. Ela se apaixona por Ruggiero e o engana para amá-la. Porém seu noivo, Bradamante, vai em busca de Ruggiero disfarçado como o irmão dele, Ricciardo. Morgana se apaixona por Ricciardo. Por fim, Ruggiero e Bradamente vencem as irmãs, libertando a todos os outros homens enfeitiçados por Alcina. Tornami a vagheggiar (Volte a sonhar) é cantada no final do primeiro ato por Morgana, expressando seu amor por Ricciardo. 

Händel – Tornami a vagheggiar | Amanda Forsythe (soprano) e Apollo’s Fire

 

D’atra notte già mirasi a scorno

A ópera Tamerlano reúne intrigas político-amorosas de célebres personalidades históricas. O argumento se baseia em fatos ocorridos por volta de 1402 na cidade de Prusa, na Bitínia, atual Turquia. A trama conta a história de Bajazeto I, monarca turco feito prisioneiro pelo imperador tártaro Tamerlano (ou Timur-i-Lenk). Tudo parece ser levado a extremos nessa obra: Tamerlano é o herói mais cruel de Händel; os recitativos são os mais longos e numerosos entre suas óperas; e o final, D’atra notte già mirasi a scorno (As trevas se dissiparam, um dia magnífico pode resplandecer), é mais triste e trágico do que qualquer outro escrito pelo compositor.

Händel – D’atra notte già mirasi a scorno | Les Talens Lyriques sob direção de Christophe Rousset

 

Waft her, Angels, through the skies

O último oratório de Händel traz a história bíblica de Jefté, do livro de Juízes. Antes de liderar os israelitas na batalha contra os amonitas, Jefté faz um voto a Deus de que, se ganhar, sacrificará a primeira criatura viva que encontra ao retornar à sua terra. Vitorioso, ele volta, e sua única filha, Iphis, corre para cumprimentá-lo. A filha é representada na obra como um símbolo da fé, dever e resignação. A ária Waft her, angels, through the skies (Levem-na, anjos, pelos céus) se tornou emblemática para todo o drama. Mas ao contrário da história bíblica, aqui, Iphis é salva do sacrifício para dedicar sua vida a Deus e renunciar ao casamento.

Händel – Waft her, angels, through the skies | Thomas Cooley (tenor) e Voices of Music

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.