BLOG

B VOLTAR

Bach – Suítes Orquestrais, BWV 1066 a 1069

As suítes orquestrais são coleções de danças curtas que eram apresentadas em ocasiões sociais informais, como jantares da nobreza ou festas ao ar livre. O gênero tornou-se muito popular na Alemanha durante a época de Bach.

No entanto, só conhecemos quatro suítes orquestrais do compositor. Não se sabe por que foram compostas e para qual ocasião. Elas não se inserem em um ciclo, como os Concertos de Brandenburgo, e não se relacionam entre si. Alguns especialistas, como o musicólogo Joshua Rifkin, aventam que foram orquestradas a partir de peças de outros gêneros.

É provável que Bach tenha escrito as suítes como música festiva para as cortes de Weimar e Cöthen. Posteriormente elas fizeram parte do repertório do Collegium Musicum de Leipzig, prestigiado grupo de músicos do qual Bach foi nomeado diretor em 1729, e que se reunia regularmente num café para tocar.

As Suítes Orquestrais de Bach são bons exemplos de um estilo mais leve do compositor e uma amostra inquestionável de sua maestria. As peças seguem o modelo francês, começando por uma abertura mais lenta e solene seguida de uma parte central mais enérgica e por variadas danças curtas.

Suíte Orquestral nº. 1 em Dó Maior, BWV 1066

Bach – Suíte Orquestral nº. 1 em Dó Maior, BWV 1066

 Suíte Orquestral nº. 2 em Si Menor, BWV 1067

Podcast | Bach – Suíte Orquestral nº 2 em Si Menor, BWV 1067

Suíte Orquestral nº. 3 em Ré Maior, BWV 1068

Podcast | Bach – Suíte Orquestral nº. 3 em Ré Maior, BWV 1068

 Suíte Orquestral nº. 4 em Ré Maior, BWV 1069

Bach – Suíte Orquestral nº 4 em Ré Maior, BWV 1069

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.