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Beethoven – Bagatelas para piano

Beethoven – Bagatelas para piano

Entre as muitas realizações pioneiras de Beethoven está a de ter sido o primeiro compositor a usar peças curtas de piano para expressar seus estados de espírito e seus sentimentos. Depois viriam, por exemplo, os Intermezzos de Brahms e os Estudos de Chopin, Debussy e Scriabin, entre tantos outros.

O musicólogo Eric Blom escreve a respeito destas peças:

“Sabemos que Beethoven estava sujeito a mudanças rápidas e às vezes violentas de humor. As Bagatelas capturam vividamente estes moods, estes humores fugazes. Na verdade, pode-se dizer que, neste aspecto, elas refletem seu caráter mais intimamente do que qualquer outra coisa que tenha escrito.”

Beethoven escrevia pequenas peças e as guardava. Depois, ficava polindo e burilando as composições – às vezes durante anos – até que considerasse que a peça estava finalizada. Ele compôs estas miniaturas ao longo de 25 anos e reuniu 24 delas em três números de opus: 33, 119 e 126.

Há também bagatelas que foram mantidas por Beethoven separadas, a mais conhecida das quais é a WoO 59, Für Elise.

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