BLOG

B VOLTAR
Borodin – Danças Polovetsianas da ópera Príncipe Igor

Música e Dança | Borodin – Danças Polovetsianas da ópera Príncipe Igor

Aleksandr Borodin (1833-1887) era um extraordinário melodista, na linha de seus compatriotas Tchaikovsky e Rachmaninov. Sua música nacionalista explorava melodias, ritmos e cromatismos folclóricos, atraindo a atenção de vários outros compositores, como Debussy e Ravel (este, inclusive, compôs uma peça para piano que chamou de À la Manière de Borodine).

Em 1887, os compositores Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908) e Aleksandr Glazunov (1865-1936) completaram a ópera Príncipe Igor, que Borodin havia deixado inacabada. Talvez as Danças Polovetsianas dessa ópera tenham despertado em Rimsky-Korsakov o interesse por temas exóticos. Daí pode ter surgido a ideia da Suíte Sheherazade, composta no ano seguinte por ele.

Os temas das Danças Polovetsianas foram depois aproveitados por vários outros compositores: este é o caso do musical Kismet (já comentado em Clássicos dos Clássicos, veja o post), pelo qual Borodin recebeu postumamente um prêmio Tony (1954).

Borodin – Danças Polovetsianas da ópera Príncipe Igor, orquestração: Rimsky-Korsakov | Produção do Teatro Bolshoi, Moscou, 2013

 

DESTAQUES