BLOG

B VOLTAR
Clássicos Indica: O Concerto de Paris 2023

Clássicos Indica: O Concerto de Paris 2023

O Dia Nacional da França é celebrado anualmente em 14 de julho, data que remonta à tomada da Bastilha, ocorrida durante a Revolução Francesa, no dia 14 de julho de 1789. A festividade de caráter patriótico e revolucionário é comemorada por todo o país há mais de um século, com grandes atrações na capital francesa, como o desfile militar nos Campos Elísios e uma grande exibição de fogos de artifício, precedida pelo tradicional Concerto de Paris, que completa dez anos em 2023.

No último dia 14/07, a Orquestra Nacional da França, sob a regência de Cristian Măcelaru, apresentou-se aos pés da Torre Eiffel com a participação do Coro da Radio France e de grandes estrelas da música de concerto francesa e internacional. Entre os prestigiados solistas estavam a violinista Vilde Frang, o pianista Daniil Trifonov, a soprano Marie-Laure Garnier e o tenor Jonas Kaufmann, para citar alguns nomes. 

O repertório incluiu célebres árias operísticas, como a Seguidilla, da Carmen de Bizet, e Summertime, de Porgy and Bess de Gershwin, além de aclamadas obras clássicas, como a Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninov, e o último movimento da Nona Sinfonia de Beethoven.

O concerto concluiu um ciclo de três anos dedicados às palavras do lema francês “Liberdade” (edição de 2021), “Igualdade” (edição de 2022) e “Fraternidade” (edição de 2023), sendo transmitido ao vivo pelas redes Euroradio e Eurovision da EBU (European Broadcasting Union) para mais de dez países, tornando este um dos maiores eventos de música clássica do mundo, com milhões de ouvintes e espectadores.

No site do Clássicos dos Clássicos, você pode acompanhar o concerto integral: 

Outra opção é assisti-lo pelo canal Film&Arts (NET 148), que retransmitirá o concerto nos dias 30/07 e 06/08, às 18h30.

DESTAQUES

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.