BLOG

B VOLTAR
Clássicos Indica: Osesp lança Temporada 2021 e transmite concerto digital thierry fischer

Clássicos Indica: Osesp lança Temporada 2021 e transmite concerto digital

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) anunciou hoje, 10/12/2020, sua nova temporada de concertos. O tema continua sendo Beethoven 250, o mesmo da Temporada 2020, e reunirá os programas que não foram realizados esse ano por conta da pandemia de Covid-19, além da programação inédita da Temporada 2021.

As duas temporadas juntas darão continuidade à celebração dos 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven. Entre os destaques estão o ciclo de Sinfonias do compositor com Thierry Fischer (Diretor Musical e Regente Titular da Osesp) à frente de 12 concertos, entre janeiro e fevereiro, e o posterior lançamento de um álbum com o ciclo completo pelo Selo Digital Osesp.

Em julho, o pianista inglês Paul Lewis faz dois recitais tocando as Variações Diabelli, obra-prima da última fase de Beethoven. Já as Sonatas para Piano do compositor serão apresentadas no início do ano pelos pianistas brasileiros Aleyson Scopel, Pablo Rossi, Ronaldo Rolim, Sonia Rubinsky, Eduardo Monteiro, Leonardo Hilsdorf e Lucas Thomazinho. E a integral das cinco Sonatas para Piano e Violoncelo serão interpretadas por Antonio Meneses e Ricardo Castro em dois recitais, em outubro.

Entre as novidades da Temporada 2021 estão as séries Piazzolla 100 (celebrando o centenário de nascimento do compositor argentino); Escolha do Maestro: Saint-Saëns – 100 anos de morte (tema especialmente escolhido por Thierry Fischer); e Stravinsky – 50 anos de morte, com Thierry Fischer regendo nove concertos com a música dos três grandes balés de 1910, O Pássaro de Fogo, Petrouchka e A Sagração da Primavera, entre outras obras do compositor russo.

A Artista em Residência será a pianista venezuelana Gabriela Montero, com concertos em março e em novembro. Entre os regentes internacionais convidados estão o francês Louis Langrée, o britânico Martyn Brabbins, o costarriquenho Giancarlo Guerrero e o venezuelano Diego Matheuz.

Entre os recitais, destaque para os pianistas Víkingur Ólafsson, Sergei Babayan, Nelson Goerner, Sergio Tiempo e Hércules Gomes. E, entre os solistas que tocarão com a Orquestra estão os violinistas Renaud Capuçon e Isabelle Faust, o flautista Emmanuel Pahud, o percussionista Colin Currie e o violonista Fábio Zanon.

Além dos concertos presenciais, continuam as transmissões digitais ao vivo pelas redes sociais da Osesp, ao longo de toda a programação de 2021.

Veja a temporada completa aqui:

http://www.salasaopaulo.art.br/upload/2021-cadernos-livretos/2021-temporada-livreto.pdf

OSESP TRANSMITE CONCERTO DIGITAL HOJE (10/12), ÀS 20H15, COM AS SINFONIAS Nº 4 E Nº 8 DE BEETHOVEN

Thierry Fischer rege a Osesp hoje em um programa que será transmitido on-line e ao vivo, diretamente da Sala São Paulo, nessa quinta (10/12), a partir das 20h15, apresentando a Quarta e a Oitava Sinfonias de Beethoven.

Sinfonia n° 4 foi escrita em 1806 e estreou em 1807, em Viena, sob regência do próprio Beethoven. Chama a atenção sua introdução densa e misteriosa, que difere do restante da obra. Schumann a chamava de “uma esbelta donzela grega entre os gigantes nórdicos”.

Já a Sinfonia n° 8 foi concluída em 1812, mas só estreou em 1814, também regida por Beethoven. É a mais curta das peças sinfônicas do compositor e possui um caráter vivaz e bem-humorado.

O concerto será transmitido pelos canais digitais da Osesp:

Youtube (youtube.com/videososesp)

Facebook (facebook.com/osesp/)

Instagram (instagram.com/osesp_/)

 

DESTAQUES